Cerca de 100 mil pessoas morrem no Brasil, anualmente, vítimas de infecções contraídas em hospitais e clínicas. Os números têm aumentado em decorrência do aparecimento de novas bactérias resistentes aos antibióticos. A melhor forma para reduzir o impacto das infecções hospitalares é a prevenção, por meio de informação e educação.

Tendo em vista este cenário, a Seguros Unimed está desenvolvendo uma parceria com a Neoprospecta, startup de biotecnologia de Santa Catarina, que possui uma plataforma, a Neobiome HealthCare, voltada à vigilância e análises de surtos de bactérias. Com ela, são traçados diagnósticos, realizadas análises do DNA de fungos de bactérias, e mapeados riscos de contaminação.

Fabio Leite Gastal, superintende de Estratégia, Gestão e Inovação da Seguros Unimed, essa parceria tem uma proposta mais ampla, que é apoiar seus clientes no desenvolvimento de boas práticas em estabelecimentos de saúde em todo o país. “Indicamos parceiros e ajudamos o cliente a fazer uma prova de conceito, depois disso a relação é direta entre eles. Nosso objetivo é apoiar tanto projetos que possam ter relevância dos nossos clientes”.

A Neoprospecta é uma startup dedicada ao desenvolvimento e comercialização de análises microbiológicas inovadoras, baseadas em sequenciamentos de DNA de nova geração, análises biocomputacionais e técnicas de PCR quantitativo. O conjunto de tecnologias moleculares e algoritmos biocomputacionais, deram origem ao método de diagnóstico microbiológico digital. Para interpretação dos resultados microbiológicos possuí o software chamado Neobiome.

Gastal diz que o problema de infecção hospitalar pode não ser responsabilidade apenas do profissional da saúde, mas muitas vezes dos processos e gestão do estabelecimento hospitalar. “A Neoprospecta mapeia, faz a coleta, analisa rapidamente e dá o feed back daquele ambiente para as equipes de prevenção de infecção hospitalar”, explica Gastal.

Outra iniciativa nessa linha é com a parceria com o IAG Saúde – Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, empresa que desenvolve tecnologias de gestão da qualidade associadas à melhoria dos resultados da assistência hospitalar, a partir da constatação de que a prevenção das infecções hospitalares estava relacionada não apenas com as medidas de controle biológico, mas também com a qualidade dos processos de gerenciamento assistencial direta ou indiretamente envolvidos.

O executivo esclarece que “a contratação de um seguro de responsabilidade civil é de suma importância para fortalecer a governança clínica e as boas práticas de segurança do paciente, motivo pelo qual apoiamos essas iniciativas para ajudar nossos clientes”.

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional – disponível nas modalidades Individual, Coletivo e Instituições – da Seguros Unimed está disponível não só para as cooperativas de saúde do grupo, mas para todas as instituições de Saúde do país.