A superlotação nos Prontos Socorros públicos e particulares é uma das principais queixas dos pacientes em relação à espera por atendimento, além de estarem sujeitos aos riscos do ambiente hospitalar. Para contribuir para a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas que muitas vezes se encontram nessa situação, a Sharecare desenvolveu um sistema avançado de atendimento em saúde, personalizado e à distância, para seus clientes no Brasil: o Ligue Saúde, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O objetivo do programa é solucionar eventuais problemas e queixas de saúde a partir de um canal de atendimento direto e confiável, realizado por uma combinação de enfermeiras e médicos, baseado em certificados internacionais, protocolos e evidências científicas. Dessa forma, o especialista é capaz de identificar, mesmo à distância, a melhor forma de conduzir o atendimento com eficiência, assim como a necessidade de cuidados avançados, reduzindo riscos e tornando a estabilização clínica mais ágil.

“Nosso diferencial é o acompanhamento dos casos mesmo após o atendimento, o ‘follow up’, principalmente em casos moderados a críticos”, diz Ana Cristina Broca, enfermeira coordenadora de Visitas Domiciliares e Central de Urgências da Sharecare Brasil. “Depois de darmos as orientações no primeiro atendimento, nós entramos em contato com o participante novamente para saber como o caso dele evoluiu, se ele melhorou, piorou ou se manteve a queixa. Conforme a evolução, atualizamos a conduta do paciente e damos uma nova recomendação, caso necessário”, completa.

Toda e qualquer situação pode ser atendida pelo canal, sejam problemas de saúde específicos, epidemias e casos de suspeitas de doenças como H1N1, zika vírus, dengue e febre amarela, surtos (como hepatite ou outros) e emergências. Caso haja necessidade, um médico da equipe continua o atendimento ou, em situações mais graves, é acionado o serviço de ambulância. Porém, não são apenas situações de emergências que podem ser atendidas, como também dúvidas e queixas de menor complexidade.

“Seguimos o conceito de que o paciente deve ser atendido pelo recurso certo na hora certa, a partir da coordenação de cuidado. Além de atendermos emergências, ajudamos o paciente a navegar pela rede de serviços e solucionar outras dúvidas de saúde que ele venha a ter, como qual médico procurar em determinada situação, por exemplo. Ajudamos o indivíduo a buscar o recurso que ele precisa para entender e resolver determinado problema, mesmo que não precise de um pronto socorro”, explica Dra. Tânia Abreu de Carvalho, médica gerente de Produtos Clínicos da Sharecare Brasil.

Esse sistema de triagem, Nurse Triage System, é utilizado há mais de 16 anos em diversos países do mundo, como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, México, Noruega, Dinamarca e Suécia, oferecendo suporte a mais de 320 milhões de pessoas. O sistema gera uma economia de 1,7 milhão de consultas médicas e mais de £ 200 milhões/ano, além de um grande índice de aceitação dos usuários, com 12 milhões de chamadas recebidas anualmente.

“Mais uma vez estamos à frente e pensando ainda mais em nossos clientes, proporcionando atendimento personalizado a favor da sua saúde. Essa é a cultura da Sharecare no mundo. E replicar a solução no Brasil com o lançamento do canal mostra nossa preocupação nos cuidados ao colocar em rotina atendimento clínico da equipe de saúde para o melhor manejo do risco do paciente”, afirma Dra. Ana Claudia Pinto, médica diretora de Produtos e Soluções Digitais da Sharecare Brasil.

O programa Ligue Saúde já está disponível para populações dos clientes Sharecare Brasil (operadoras de saúde, empresas e órgãos públicos). Juntamente com a solução personalizada para os indivíduos, a Sharecare disponibiliza aos clientes uma análise aprofundada do perfil populacional de seus funcionários e/ou beneficiários, favorecendo o acompanhamento da gestão de saúde.