A Siemens Healthineers deu mais passo para a expansão da medicina diagnóstica de precisão ao anunciar parceria com o Grupo Hermes Pardini, de Minas Gerais, para a execução do Projeto Enterprise. O projeto consiste na construção do laboratório de análises clínicas com a maior capacidade produtiva do mundo e o mais complexo – espera-se que sejam processados cerca de 110 milhões de tubos de amostra por ano após a conclusão, em Vespasiano, município da Grande Belo Horizonte (MG). Profissionais da Siemens Healthineers do Brasil, da América Latina e dos Estados Unidos participaram da elaboração do projeto, que foi proposto há um ano pelo Grupo Hermes Pardini e deve começar a operar integralmente em 14 meses. A implementação do projeto será realizada sem interferir na atual operação.

O Enterprise irá funcionar 24 horas em uma área construída de 3.500 metros quadrados, sendo 2.400 metros quadrados ocupados por mais de uma centena de soluções da Siemens Healthineers, maior fornecedor do projeto, todas conectadas à Atellica Magline, primeira esteira de alta velocidade (high throughput, na linguagem do mercado) da América Latina e a 5ª do mundo. É também a maior do mundo, com mais de 330 metros de comprimento, e será utilizada para distribuição automática dos tubos de amostras para os equipamentos de acordo com a especificidade dos exames prescritos pelos médicos. Outro diferencial, é que ao contrário dos sistemas convencionais, onde os tubos das amostras precisam ser movidos manualmente entre os diferentes analisadores, a esteira do projeto atua dentro do conceito One Touch One Flow, que elimina a necessidade de intervenção manual, melhorando assim, a rastreabilidade das mesmas amostras e diminuindo o tempo de entrega dos resultados.

Dentre os equipamentos da Siemens Healthineers que serão instalados no novo laboratório estão os analisadores e softwares Atellica, linha de produtos voltada para o aumento de produtividade, controle e de qualidade nos exames laboratoriais. O Atellica Solution é a família que inclui os novos analisadores e soluções de TI laboratoriais em uma plataforma totalmente flexível e escalável que pode ser customizada de acordo com a necessidade do cliente. Cada analisador de imunologia pode realizar até 4401 testes por hora, sendo a maior produtividade por metro quadrado do mercado. A solução possibilita a análise de até 30 tipos diferentes de tubos de amostras com controle individual de cada uma delas por meio de um sistema multicâmeras. Um software inteligente reconhece imediatamente as amostras de urgência e, de forma automática, as separa das amostras de rotina, priorizando assim a liberação do resultado. Isso é possível graças ao mecanismo de transporte magnético bidirecional, chamado Atellica Magline™, uma esteira dez vezes mais rápida que as convencionais.  Essa tecnologia exclusiva e patenteada da Siemens Healthineers pode ser acionada, assim como todo o sistema Atellica Solution, por meio de um tablet, o que agiliza a operação laboratorial.

Na parte de softwares, o projeto conta com soluções de TI como o Atellica Process Manager 2.0, software inovador de gerenciamento de processos laboratoriais que permite uma visão 3D da configuração do laboratório. Com ele é possível administrar alertas, controlar remotamente os instrumentos e reagentes e monitorar o progresso dos testes em uma única tela e em tempo real. Outro destaque é o Atellica Data Manager, middleware que gerencia o controle de qualidade do laboratório e realiza automaticamente a validação técnica dos resultados de equipamentos da Siemens Healthineers e de outros fabricantes2.  O Enterprise contará também com as plataformas IMMULITE, equipamento utilizado para testes esotéricos, e o CS 5100, para testes de coagulação sanguínea.

Sorotecas automatizadas possibilitarão que novos exames sejam incluídos ou repetidos durante ou após o processamento das amostras, bastando para isso um simples comando eletrônico. Diversos profissionais da Siemens Healthineers, entre Engenheiros, Técnicos em TI e Assessores Científicos estarão dedicados em regime 24×7 no NTO (Núcleo Técnico Operacional) do Hermes Pardini para garantir o funcionamento dos equipamentos. Haverá também uma equipe para fazer a gestão do estoque de materiais, reagentes e peças de reposição para os equipamentos com gerenciamento totalmente automatizado de estoque de reagentes, incluindo uma câmara fria, dentro do cliente. Este modelo de negócio diferenciado assemelha-se à produção de outros setores da indústria como a automobilística e possibilitará trazer menores custos e mais velocidade para a cadeia produtiva.

A Siemens Healthineers também será pioneira na implementação de uma Central de Comando Laboratorial que irá unificar os sistemas de gerenciamento de informações, fornecendo uma visão holística e completa do laboratório central e de outras unidades do Hermes Pardini localizadas em São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Com as informações em tempo real da sua produção, o Hermes Pardini poderá tomar decisões mais rápidas e assertivas. Estamos muito orgulhosos em ajudar este parceiro a aumentar a produtividade e oferecer aos seus pacientes um diagnóstico de excelência. Nosso objetivo é ajudar cada vez mais nossos clientes a viabilizarem a medicina personalizada, com agilidade de resultados e eficácia nos processos”, diz o diretor-geral da Siemens Healthineers no Brasil, Armando Lopes.