News

Sistema de IA consegue diagnosticar doenças em crianças

Uma equipe de pesquisadores da China e dos EUA desenvolveu um sistema de inteligência artificial (IA) que consegue “ler” os registros de saúde e fornecer diagnósticos com a precisão.

Num artigo publicado na terça-feira,12, na Nature Medicine, os pesquisadores contaram que construíram um sistema baseado em AI que consegue diagnosticar automaticamente doenças pediátricas depois de processar os sintomas, histórico médico e outros dados clínicos do paciente.

A fim de treinar e validar o sistema, os cientistas o utilizaram para estudar e interpretar registros de saúde eletrônicos coletados de mais de 1,36 milhão de visitas pediátricas num centro de referência da China.

O sistema mostra um nível alto de precisão comparável ao de pediatras experientes e pode ajudar os médicos a diagnosticar doenças complexas e raras através de previsões de diagnóstico, de acordo com a tese.

Ademais, o sistema pode ajudar na triagem médica, que é muito importante para as áreas carentes de recursos médicos.

“O estudo demostra que a AI pode ajudar a diagnosticar mais doenças depois de estudar sistematicamente os registros de saúde, mas nós ainda temos muito a fazer”, disse Xia Huimin, coautor da tese e pesquisador do Centro Médico de Mulheres e Crianças de Guangzhou. “Precisamos de dados de maior variedade para consolidar o nível de precisão do sistema”, acrescentou ele.

“Além disso, a coleta e análise dos dados de alta qualidade são um processo duradouro que requer a cooperação estreita entre engenheiros de algoritmo, clínicos e epidemiologistas”, apontou Xia.