Com o objetivo de padronizar a terminologia e dados clínicos. a Snomed CT fechou parceria com a Google, Microsoft e IBM Watson, para melhorar a qualidade da informações para a área de saúde.

Don Sweete

A informação é de Don Sweete, CEO da Snomed CT, que fez uma palestra na semana passada no Instituo de Ensino e Pesquisas do Hospital Sírio Libanês, explicando que as iniciativas da entidade, que desde 2014 está em conversações com o governo brasileiro para que o país se associe à entidade, para adoção da terminologia na interoperabilidade dos prontuários de pacientes e nas instituições de saúde.

Explicou que o Snomed é um solução multilíngue usada em 75 países, inclusive em português de  Portugal. Em espanhol há foi adotado, além das Espanha, pelo Uruguai e  Chile, e está em conversação para adoção na Argentina.

Além de padronizar os termos clínicos, ajudar no suporte à decisão médica, facilitar o desenvolvimento da pesquisa,  o Snomed  permite melhor acuracidade na análise de dados, motivo pelo qual está sendo utilizado pelo IBM Watson na pesquisa de câncer.  Google está incorporando os termos para comparação comparações de busca de termos médicos; e pela Microsoft na construção de APIs e na integração de dados de saúde.

Novos serviços também foram incluídos recentemente. Em parceria com GS1 está padronizando códigos de barras utilizados pela indústria farmacêutica. Outro projeto em andamento é a inclusão da terminologia genômica, com quase 1,5 milhão de descrições.

Sweete disse ainda que além a Snowmed soma 21 organizações de padronização e pesquisa, usando por empresas de prontuários eletrônicos de pacientes, como Cerner; e operadoras de Saúde, como a Kaiser Permanet que tem 4 milhões de clientes nos EUA.