A Wareline do Brasil apresentará na Hospitalar 2017  soluções e módulos de seu sistema de gestão hospitalar  essenciais para o suporte gerencial dos hospitais, pois contribuem para a segurança do paciente e sua experiência junto às instituições de saúde.

A importância desse cuidado com o desenvolvimento de soluções voltadas para a atenção ao paciente vem de encontro com uma situação preocupante que o mundo todo enfrenta atualmente. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que das 421 milhões de internações que ocorrem todos os anos no mundo, 10% são registros de eventos adversos que vão desde administrações equivocadas de medicamentos até óbitos. Na realidade brasileira, estima-se que haja entre 104.187 a 434.112 óbitos ao ano que podem estar associados a eventos adversos assistenciais hospitalares.

Segundo especialistas, esse tipo de evento é atribuível a um erro evitável, que em geral não é intencional ou omissão de um profissional, e sim causado por um conjunto de fatores, como:

– Erro de execução: uma ação planejada de assistência que não é concluída como o previsto;

– Erro de projeto: estabelecimento de um plano terapêutico inadequado para alcançar um objetivo;

– Desvio do processo de cuidado que pode ou não causar danos ao paciente.

Entre os mecanismos para diminuir a ocorrência de eventos adversos e aumentar a segurança do paciente estão a transparência e o acesso à informação, um direito dos pacientes e de seus familiares, que podem ser elucidados por meio da tecnologia.

Nesse sentido, o software de gestão hospitalar da Wareline é ferramenta relevante para o armazenamento e compartilhamento de dados, contribuindo com o processo de segurança assistencial. “Se o paciente toma a medicação prescrita, se ele está corretamente identificado, se o hospital está livre de infecções, em todos esses processos o software está presente contribuindo com a segurança não só dos pacientes, mas salvaguardando os funcionários e a instituição como um todo. O que reflete em um atendimento com muito mais qualidade e na satisfação do paciente. A tecnologia da Wareline propicia aos médicos, enfermeiros e profissionais ligados à assistência um workflow completo de gestão clínica, que padroniza as rotinas administrativas e deixa os profissionais focados no que realmente importa, a segurança e atenção de seus pacientes”, enfatiza Raphael Castro, Gerente Comercial da Wareline.

Rotinas do Software

Algumas rotinas são decisivas para a maior segurança dos pacientes e para o bom funcionamento do fluxo de trabalho no dia a dia das instituições de saúde. E o software ajuda a organizá-las de maneira que contribuam para a melhor assistência:

– Protocolos de Enfermagem: a equipe de enfermagem está na linha de frente no contato com pacientes e possui uma rotina de trabalho que envolve muitos processos. Para executá-los, além de seguir os protocolos e regras de órgãos nacionais e internacionais, os enfermeiros precisam de suporte para o controle de medidas clínicas do paciente. Estes protocolos trabalham o fluxo da gestão assistencial da enfermagem, o domínio permanente de medidas clínicas do paciente, além de escalas de enfermagem e passagens de plantão.

– Controle dos pacientes pré e pós-cirúrgicos: é focado no acompanhamento do paciente durante a cirurgia; aqui é feito o agendamento de procedimentos cirúrgicos com controle pós e pré-cirúrgicos, são agregados os indicadores estatísticos, realizada a indicação de potencialização de infecções de acordo com classificação internacional e feita a integração com o setor de suprimentos para preparação de kits cirúrgicos.

Programação de tratamentos oncológicos: faz o controle e preparação de procedimentos de radioterapia obtendo sinergia com equipamentos de aceleração nuclear e possibilita a prescrição eletrônica de radioterapia. Também realiza o cadastro do protocolo de quimioterapia e o planejamento do tratamento do paciente.

Dentro do sistema, a Wareline possui rotinas complementares de apoio clínico, que contribuem ainda mais para a segurança dos pacientes:

– Classificação de Risco: Quando um paciente chega ao hospital, passa por uma triagem de cores que serve para classificar o risco do que ele apresenta. Por meio da Classificação de risco, uma das rotinas do módulo, é entregue um questionário de avaliação feito pelos enfermeiros ou customizado de acordo com os parâmetros de cada instituição.

– Controle de Infecções Hospitalares: Esse é um dos módulos mais importantes do sistema, pois atua diretamente no controle das infecções hospitalares. Obrigatoriamente atrelado ao módulo PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), ele avalia a eficácia de antibióticos de acordo com o diagnóstico de exames.

– Interações Medicamentosas: Esse módulo também é primordial para a segurança do paciente, pois permite ao médico verificar as reações a interações medicamentosas, evitando que esse paciente tome um medicamento errado e tenha seu quadro de saúde agravado.

Com a interação dos módulos Centro Cirúrgico e Anestesia é possível um acompanhamento preciso do paciente. Por meio de um gráfico, acompanha a iniciação até a finalização da anestesia, a temperatura corporal, pressão arterial, pulso, entre outros. Ele garante também que os dados da cirurgia sejam legíveis e padronizados, e permite o compartilhamento em tempo real da informação para que não fique restrita somente ao prontuário físico, ficando disponível no histórico do paciente.