Oferecer soluções all in one que permitam a gestão eficiente de clínicas, desde o agendamento até a geração de relatórios gerenciais: essa é a proposta da Vitta, empresa de tecnologia com foco na área de saúde. Seu software em nuvem é utilizado em todo o país por consultórios médicos, clínicas populares, clínicas odontológicas, consultórios de fisioterapia e outras especialidades.

“Com o auxílio de nosso software para clínicas, é possível tornar a gestão integrada e eficiente sem perder muito tempo e com resultados efetivos”, explica Lucas Lacerda, fundador da Vitta.

As ferramentas são oferecidas como assinaturas, e o valor depende do porte da clínica e do número de salas que usarão o sistema. O preço inicial da ferramenta de gestão é de R$ 79 ao mês por médico e, em caso de clínicas maiores, a proposta é personalizada. Pela maquininha de cartão com toda a solução financeira que a acompanha a mensalidade é de R$ 29, sendo acrescido RS$ 9,90 a cada novo profissional que utilize.

Em 2015, a Vitta foi eleita uma das startups de saúde mais promissoras do Brasil e, em 2016, foi selecionada dentre mais de 400 empresas pra entrar no Programa Promessas Endeavor, feito em parceria com o banco de investimentos JP Morgan.

Plataforma

A empresa oferece uma plataforma para facilitar o dia a dia da clínica e diminuir custos desnecessários, que envolve, entre outros:

– a construção de um site simplificado para agendamento online;

– página com SEO otimizado para posicionamento no topo de ferramentas de busca online;

– software na nuvem para controle da agenda do profissional e das salas;

– prontuários eletrônicos de acordo com as normas do HIPAA, órgão americano que regulamenta o serviço;

– relatórios com perfis dos pacientes;

– mensagens automáticas SMS para lembrar os pacientes de consultas marcadas;

– controle financeiro, com gestão de custos e geração automatizada de TISS para planos de saúde;

– pin pad (maquininha) para pagamento em débito/crédito com possibilidade de atender mais de um profissional e de fazer split automático entre clínica e profissional, evitando a bitributação.

Vitta Pagamentos

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), feita com 25 milhões de pessoas, 76% dos entrevistados têm cartão de crédito ou débito. Apesar do crescimento do mercado de cartões, esse meio de pagamento ainda não é uma unanimidade entre profissionais de saúde. “Muitos não sabem como funciona, outros não conhecem as vantagens do uso. Para que se torne mais comum, ainda há um longo caminho”,  destaca João Gabriel Alkmim, fundador da Vitta.

A tecnologia da Vitta permite que uma mesma maquininha encaminhe pagamentos para quantas contas bancárias forem necessárias, reduzindo o custo fixo de aluguel do equipamento. Além disso, a tecnologia desenvolvida pela empresa evita a bitributação porque divide automaticamente o valor que é destinado para a clínica e para o profissional de saúde. A economia gerada com o menor pagamento de impostos é de até 12% da margem bruta.