News

Solução especializada otimiza gestão de materiais para a cadeia de saúde

Com o objetivo de sanar a demanda por maior controle na gestão de materiais, a Visto Sistemas fornece para a cadeia de saúde softwares especializados em gerenciar estoque, emitir nota e organizar todo o processo financeiro, otimizando a tomada de decisões. Além disso, a solução garante a conformidade das operações com as regulamentações em vigor determinadas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que exigem o cadastro de informações de armazenamento, rastreabilidade e logística.

No Brasil, o segmento de fornecimento em saúde é regulamentado pela norma RDC 16, que especifica requisitos para a gestão da qualidade de produtos e serviços. “Com a norma atual, as empresas deixam de poder atualizar os dados manualmente e passam a demandar um sistema capaz de garantir o cumprimento não só das leis fiscais, como também das questões regulatórias. Essa funcionalidade é um diferencial que somente a Visto Sistemas oferece”, afirma Paulo Velasco, diretor de Marketing, Relacionamento e Canais da companhia.

Atualmente, estima-se que 70% das empresas brasileiras do setor utilizem ERPs genéricos, que não seguem as normas previstas e exigem gastos, tempo e conhecimento para gerar a adequação necessária. Segundo Velasco, o software fornecido pela Visto integra funcionalidades importantes para a gestão dos instrumentos de saúde. “Nosso diferencial está no fornecimento de uma solução completa e especializada no segmento, que garante a qualidade dos processos fiscais e tributários, ao mesmo tempo em que atua em conformidade com as regulamentações do setor”, afirma.

De acordo com ele, o sistema abrange desde a área comercial e contábil até a administrativa, facilitando a gestão dos produtos em toda sua trajetória, da produção à venda. “São aplicações customizadas para nossa necessidade e adequadas às regulamentações vigentes, o que gera resultados diferenciados para a empresa”, reforça.

A companhia, criada em julho de 2016 com a fusão da Callisto e da VM System, disponibiliza uma solução customizada a distribuidores, fabricantes, importadores e prestadores de serviços em saúde, e prevê uma nova geração de sistemas responsivos e em nuvem para o próximo ano.

Cadeia de saúde

A cadeia de saúde compreende uma diversidade de atividades e demandas, interferindo diretamente no resultado de intervenções de extrema relevância para a vida humana. Entre os fatores de maior importância estão os produtos e equipamentos médicos e hospitalares, que englobam instrumentos, materiais cirúrgicos, peças e equipamentos utilizados por clínicas, hospitais e estabelecimentos. Na base da cadeia, as atividades de fornecedores de saúde exigem controle e regulamentações específicos, que garantam a qualidade e a segurança dos procedimentos.

Diante de uma infinidade de processos e produtos, a tecnologia desponta como ferramenta de otimização das complexas operações de logística de suprimentos, que incluem compra, seleção, armazenamento e distribuição dos materiais.

Atuando como facilitadoras na gestão, soluções empresariais também agregam melhorias e confiabilidade, otimizando os processos de compra e distribuição e gerando resultados em economia e produtividade.

“A tecnologia é um instrumento essencial para todos os processos dentro do ramo, pois permite a integração dos processos e a qualidade dos serviços”, destaca José Carlos de Souza, supervisor de controladoria da GM Reis, empresa paulista de equipamentos cirúrgicos que trabalha com software para gestão de suprimentos há mais de 15 anos.

Visto Sistemas

Resultado da fusão das empresas Callisto e VM System em 2016, a Visto Sistemas é uma das líderes no desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão para a cadeia de fornecimento de materiais para o segmento da Saúde. Com 600 clientes em todo o território brasileiro e estimativa de faturamento de R$ 15 milhões, os sistemas de gestão empresarial da Visto atuam em conformidade e atendem às exigências regulatórias previstas pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para proporcionar segurança aos estabelecimentos de saúde, distribuidores, importadores, fabricantes e prestadores de serviço.