SOPHiA Genetics, empresa global em medicina dirigida por dados, anunciou parceria com três novas importantes instituições de saúde em todo o país. Com elas, já são dez a adotar SOPHiA AI, a tecnologia universal para a análise genômica clínica.

A empresa está fazendo uma contribuição significativa no diagnóstico clínico, apoiando e acelerando a adoção de testes genômicos clínicos no Brasil. As instituições brasileiras usam a tecnologia de inteligência artificial da companhia para detectar e ajudar a caracterizar todos os tipos de doenças causadas por alterações genômicas. Essa informação valiosa ajuda a diagnosticar melhor e mais rapidamente os pacientes que sofrem de câncer ou doenças hereditárias.

De acordo com a Dra. Dirce Carraro, chefe do laboratório de Genômica e Biologia Molecular do AC Camargo Cancer Center, “A solução da SOPHiA Genetics para câncer hereditário tem mostrado excelentes resultados reprodutíveis na detecção de alterações muito difíceis de encontrar, como SNVs, Indels e CNVs, dando-nos a possibilidade de agilizar a análise em nossos testes de rotina”.

O GeneOne, o laboratório de testes genômicos integrante do grupo DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, também utiliza adotou a SOPHiA AI. “Depois de trabalhar com a tecnologia analítica da SOPHiA por mais de 2 anos, mudar para um aplicativo personalizado foi uma escolha natural para nós. Acreditamos verdadeiramente que a SOPHiA Genetics vai se tornar um parceiro de longa duração no crescimento do GeneOne para posicioná-lo na vanguarda dos testes genômicos no Brasil e na América Latina”, revelou Gustavo Campana, diretor médico de análises clínicas no DASA.

O Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, é um hospital filantrópico referência especializado em diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer. Suas unidades oncogenéticas foram uma das primeiras a adotar a tecnologia e a valorizar a SOPHiA AI: “Trabalhar com a SOPHiA Genetics foi um passo lógico para simplificarmos nossos processos de análise genômica clínica. Como nossa demanda, tanto de pesquisa, quanto de diagnóstico, em Sequenciamento de Última Geração (NGS) continua a crescer, nós precisávamos de uma tecnologia poderosa e centralizada para analisar de uma forma mais rápida e precisa a grande quantidade de dados. O alto desempenho analítico, suas capacidades de interpretação e o apoio prestado foram fundamentais em nossa decisão de adotar a SOPHiA AI”, afirma dra. Edenir Palmero, gerente do Laboratório de Oncogenética.

Além da rápida adoção da SOPHiA no setor de saúde brasileiro,  a empresa foi selecionada recentemente para fazer parte do projeto TechEmerge 2018, organizado pelo IFC (Grupo do Banco Mundial) no Brasil. Os participantes têm a oportunidade de encontrar fornecedores da área da saúde para construir projetos-piloto inovadores para acelerar ainda mais a adoção de suas tecnologias.

“Desde o início, nossa visão tem sido a de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para ajudar pacientes de forma igualitária, onde quer que vivam. A SOPHiA atua de maneira revolucionária, quebrando os silos de informações na área da saúde, o que significa que as informações de um paciente em Paris, por exemplo, podem ajudar a melhor diagnosticar e tratar um paciente no Rio de Janeiro”, explica Dr. Jurgi Camblong, CEO e cofundador da SOPHiA Genetics.