Idealizada pelos psiquiatras e neurocientistas Diogo Lara e Gustavo Ottoni, a startup  Código da Mente é uma plataforma que oferece recursos personalizados para a autoterapia, que usa metodologias científicas para criar um processo de desenvolvimento emocional e comportamental online.

Pelo site www.codigodamente.com são aplicados testes para avaliar as características emocionais e direcionar os conteúdos adequados para que cada indivíduo possa desenvolver seus pontos fracos e gerar mudanças consistentes em sua rotina. O conteúdo, baseado em pesquisas científicas originais e terapias consolidadas e inovadoras, incluem textos, áudios, vídeos e quadros interativos específicos para se aperfeiçoar cada traço emocional.

Diogo Lara explica que o intuito é que os indivíduos possam entender como as emoções negativas sabotam o pensamento e interferem na vida da pessoa. “O método auxilia as pessoas a descobrir as origens dessas emoções negativas, resolver as situações negativas do passado, enfrentar as dificuldades do presente e promover um novo padrão de bem estar”.

Os interessados podem realizar a autoavaliação gratuitamente pelo site, que irá indicar os pontos fortes e fracos emocionais de cada pessoa. Após a autoavaliação, os usuários acessam parte do material e podem optar pela autoterapia Premium a partir de R$ 19,90 por mês. Dentre os traços emocionais que podem ser trabalhados com a ajuda da plataforma estão os excessos de medo, raiva, impulsividade, ansiedade e sensibilidade emocional, além de falta de vontade, atenção e atitude.

Segundo ele, uma das chaves do sucesso da autoterapia é oferecer dezenas de ferramentas voltadas para aprimorar pensamentos, transformar imagens mentais, lidar com emoções negativas, promover emoções positivas, adotar comportamentos benéficos, engajar o corpo de modo favorável e se conectar com aspectos existenciais mais profundos.

A startup também oferece pacotes especiais para empresas, que incluem o acompanhamento de um coach, para o desenvolvimento de equipes. “Muitas empresas precisam de auxílio para desenvolver seus colaboradores. Contratar um profissional para isto muitas vezes é inviável financeiramente. Essa situação abre espaço para a Startup, por ser tratar de uma ferramenta mais econômica e flexível”, afirma Lara.

A Código da Mente é uma das startups que receberam investimento da aceleradora WOW, uma das primeiras aceleradoras de startups da região sul do Brasil e que conta com o apoio de mais de cem investidores que proporcionam para as startups aceleradas um amplo network e experiência em diversos setores da economia.