A Stratasys participou da 48ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), apresentando uma impressora 3D Stratasys imprimindo ao vivo modelos de coração, pulmão e bacia em 3D. A impressora foi instalada dentro da área da Philips.

“Estamos empenhados em prover aplicações médicas cada vez mais avançadas da impressão 3D, que incluem a fabricação de modelos anatômicos e protótipos de dispositivos médicos e protéticos. Nosso intuito é demonstrar às empresas que atuam no ecossistema de saúde do Brasil a capacidade e todo o potencial de nossa tecnologia”, explica Anderson Soares, diretor da Stratasys no Brasil. A impressão 3D, acrescenta, pode ser utilizada no ensino das profissões da área da saúde e também no planejamento pré-operatório de procedimentos delicados, como cirurgias cardíacas.

Os benefícios da impressão 3D em planejamentos cirúrgicos podem ser explorados na pesquisa A promessa clínica e econômica de impressão 3D para o planejamento cirúrgico, produzida pela Stratasys em 2016. Este trabalho inclui uma revisão de mais de 80 artigos médicos publicados sobre o uso de biomodelos 3D para aperfeiçoamento das estratégias cirúrgicas. diz Soares. “Além dos ganhos clínicos, a impressão 3D apresenta vantagens econômicas para as indústrias da área da saúde, pois elimina o inventário físico. A impressão 3D de ferramentas e peças diretamente a partir de arquivos digitais reduz o desperdício e os custos com manutenção de estoque e armazenagem”, conclui Soares.