Aprimorar e tornar cada vez mais acessível os atendimentos na área de psicologia. É com essa premissa que chegou ao mercado a TelaVita, marketplace de saúde que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia brasileira a pacientes de todo país, por meio de uma tecnologia robusta, ágil e segura.

Fundada pela psicóloga Milene Rosenthal e pelos empreendedores Andy Bookas e Lucas Arthur de Souza, a TelaVita concentra toda sua atuação no ambiente digital, com as devidas autorizações do Conselho Federal de Psicologia. Seu funcionamento é simples e intuitivo, o paciente faz um cadastro na plataforma, escolhe a especialidade que deseja ser atendido (depressão, família ou relacionamento, por exemplo) e um sistema inteligente indicará quais são os profissionais cadastrados que estão aptos para atendê-lo. Depois disso, basta escolher o psicólogo e agendar a sessão, que tem duração média de 50 minutos. No dia e horário do agendamento, o paciente e psicólogo realizam o login no site e acessam a sala de atendimento virtual interna que garante maior segurança e conforto.

Para os psicólogos, a TelaVita aplica uma série de procedimentos antes de proporcionar acesso ao sistema. Todos passam por uma análise curricular, entrevista e participação em uma conferência online com a psicóloga responsável pelo projeto, Milene Rosenthal. Após esse período, é realizada uma checagem dos registros e, caso seja aprovado, o profissional receberá um treinamento para o atendimento na plataforma.

“Temos estudado o mercado de psicologia online há cerca de cinco anos e vemos um forte movimento de aderência a esse modelo de atendimento. Por isso, desenvolvemos uma plataforma de TI, com uma estrutura robusta e avançada, para atendimentos psicológicos, levando a modernidade tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Para isso, reunimos nossa expertise de negócios e inovação, ao conhecimento e prática de mercado da Milene”, explica Andy Bookas, co-fundador e CEO da TelaVita.

Todo o processo de pagamento também é realizado por meio da plataforma, com cartões de créditos ou boletos e o paciente receberá um alerta quando a hora da consulta estiver próxima. Com mais de 70 psicólogos cadastrados em sua base, a TelaVita tem a meta de expandir o atendimento online para outras especialidades, como nutrição, por exemplo, nos próximos meses.

“Além dos atendimentos individuais, vislumbramos um oceano de oportunidades que podem beneficiar milhares de empresas e seus colaboradores por meio de nossa plataforma. Podemos fazer essa afirmação, pois os índices de absenteísmo nas organizações por diagnósticos de depressão ou ansiedade são altíssimos, onde problemas de saúde mental já configuram o 3º motivo de afastamento segundo o INSS. Se as empresas disponibilizassem um apoio psicológico esses números poderiam diminuir de forma significativa, pois muitas vezes uma intervenção mais rápida evitaria que o problema se agrave”, comenta Milene.