Em busca de economia de tempo, de recursos e maior produtividade, a Unimed Central seguiu a tendência do trabalho colaborativo ao implementar a plataforma de videoconferência da Polycom em todas as suas unidades no Rio Grande do Sul, além de todas as unidades da Unicred espalhadas pelo País.

A principal necessidade do negócio era ampliar a integração com as Centrais Unimed e Unicred, Unimed do Brasil e demais Federações e, desta maneira, permitir a disponibilização de conteúdos técnicos e institucionais para cooperados, dirigentes e colaboradores. A partir da vídeocolaboração, a Unimed Central RS aumentou as interações entre as equipes para também agilizar as tomadas de decisões, realizando as videoconferências em reuniões virtuais de dirigentes das Unimeds e Unicreds; reuniões virtuais entre os gestores técnicos das Unimeds e Unicreds; reuniões de comitês estratégicos; e em treinamentos a distância.

Em cinco anos de utilização da plataforma de videoconferência da Polycom, a Unimed Central RS reduziu os deslocamentos físicos para locais de reunião, alcançando economia com a redução dos gastos com viagens, ao mesmo tempo que proporcionou a ampliação do acesso à informação com a participação de mais pessoas de diferentes localidades pelo Brasil. A Unimed Central contribuiu, assim, na redução da emissão de gás carbônico, tendo evitado a emissão de mais de 160 mil quilos de CO2, deixando de percorrer cerca de 540 mil quilômetros.

“Desde 2011, quando implementamos a plataforma da Polycom, observamos a cada dia o quanto o trabalho colaborativo por meio da tecnologia de videoconferência nos trouxe maior produtividade. Nas 86 unidades – entre Unimeds e Unicreds –, hoje, contamos com cerca de 13 mil pessoas utilizando a tecnologia da Polycom como padrão para suas reuniões, além dos treinamentos entre unidades”, ressalta Leandro Schmitz, coordenador de tecnologia da informação da Unimed Central RS.

Ele diz  que a adesão e a utilização das salas de vídeo colaboração é plena e concorrida, a ponto de a agenda para reuniões via vídeo apontar uma espera média de um mês. “Mas, esta espera já está sendo bem administrada pelos nossos colaboradores, uma vez que a cultura de vídeo colaboração já está consolidada e as prioridades são bem negociadas entre eles”, comenta..

Projeto

O projeto de vídeocolaboração na Unimed Central tem como objetivo disponibilizar recursos tecnológicos para as Unimeds do RS e Unicreds do Brasil com otimização e compartilhamento dos equipamentos, os quais estão centralizados no datacenter, e com comunicação via rede de dados e voz existente em ambas as organizações.

Os equipamentos que compõem a plataforma de vídeo colaboração estão conectados a uma unidade de controle multiponto (MCU – Multipoint Control Unit) – Polycom RealPresence Collaboration Server (RMX) 2000, que viabiliza a comunicação entre as salas virtuais de reunião, além de uma unidade Polycom Video Border Proxy (VBP).

Nas Cooperativas Unicreds e Unimeds foram projetados equipamentos de alta resolução, com capacidade de processamento e operação em rede ou de forma independente – modelos Polycom HDX 6000 e Polycom HDX 7000.

A plataforma de vídeo colaboração da Unimed Central RS é um projeto complementar à Rede Sinal (Sistema de Integração Nacional), projeto de vídeocolaboração implementado com tecnologias pelo Sistema Unimed do Brasil, no qual todos os colaboradores acompanham eventos que são transmitidos via videoconferência.

Em 2016, a Unimed Central fez novas aquisições de soluções Polycom para a manutenção e sustentação dos projetos em suas 86 unidades. Dessa forma, atualmente, cada unidade é responsável pela manutenção de seus equipamentos, em algumas localidades, inclusive, houve a implementação complementar de produtos que compõe diversas salas de videoconferência da Unimed e Unicred.

Unimed Central RS

A Unimed Central RS atua em nome de 28 singulares e uma Federação no Estado do Rio Grande do Sul, representando os interesses de 12 mil Médicos Cooperados, Clínicas e Serviços Credenciados, beneficiando uma população de mais de 1.500.000 usuários.