A Unimed Federação Minas criou o projeto Unimed HRP, que controla toda a cadeia de valor das operações das Unimeds no estado, uma plataforma única de gestão integrada e com acesso remoto por qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet.

“O Projeto Unimed HRP tem a proposta de substituir três atuais sistemas de gerenciamento utilizados internamente: administrativo, gestão de planos de saúde e de interface de atendimento para autorização de procedimentos médicos junto aos cooperados (médicos, hospitais e clínicas). É um produto completo, que otimiza os processos e promove redução de tempo e custos, além de ser mais seguro para todos os envolvidos”, explica o gestor de Tecnologia e Informação da Unimed Federação Minas, Anderson Freitas.

Para viabilizar esse projeto, a Unimed Federação Minas conta com o sistema Dyad, desenvolvido por uma empresa cearense de mesmo nome, especialista na gestão para o segmento de saúde suplementar. “Elaboramos um cuidadoso mapeamento ao longo de sete meses, apontando as principais necessidades gerenciais das Unimeds mineiras, e o Dyad nos permitiu customizar o sistema para deixá-lo adequado à nossa realidade”, complementa o gestor.

Dentre as funcionalidades que o sistema oferece, destaca-se o controle de rastreabilidade com alto grau de detalhamento. Todas as operações são registradas em bancos de dados, por meio de criptografia, possibilitando o rastreamento de qualquer atividade de qualquer usuário. Além disso, o sistema é preparado para responder corretamente às exigências da legislação vigente nos órgãos reguladores, garantindo à Unimed o cumprimento de suas obrigações.

O projeto Unimed HRP já está em operação nas Unimeds Caratinga, Itabira, Barbacena e, desde janeiro deste ano, chegou a São João Nepomuceno. “Estamos ainda em fase inicial de operação com o Dyad, mas já é possível notar que os ganhos são muito eficazes. Antes tínhamos alguns controles muito vagos, feitos à mão. Agora, com a plataforma totalmente integrada, é muito mais fácil e seguro o acesso à informação. Sabemos quem está operando qual tipo de informação. Nossos processos só tendem a melhorar”, comenta Simone Antunes, gerente administrativa da Unimed São João Nepomuceno.

Unimed Federação Minas

A Unimed Federação Minas tem como missão representar política e institucionalmente o Sistema Unimed mineiro e proporcionar um ambiente de negócios qualificado, valorizando o trabalho médico através do cooperativismo. Atualmente, a instituição reúne as 61 Unimeds existentes em Minas Gerais, com um total de 3 milhões de clientes e 16 mil médicos cooperados.