Melhorar a experiência de compra do consumidor de medicamentos manipulados, encurtando o tempo gasto e oferecendo as melhores cotações para cada receita. Essa é a missão da startup 99fórmulas, healthtech brasileira que usa a tecnologia e inovação para transformar a forma como as pessoas procuram (e encontram) as opções mais interessantes de medicamentos manipulados.

Em parceria com uma ampla rede de farmácias de manipulação concentradas, neste momento, na cidade de São Paulo, o 99fórmulas aposta na rapidez e praticidade para cativar seus clientes. Basta enviar uma foto da receita do pedido médico ou veterinário através do site e a empresa retornará com três cotações de farmácias diferentes para a mesma receita de forma gratuita e ilimitada. O tempo médio de resposta é de menos de 24 horas.

Fundada em 2018 por André Ghion, Clayton Oliveira e Ronaldo Takahashi, o 99fórmulas rapidamente se tornou líder no setor de marketplaces de farmácias de manipulação e hoje faz cotações de medicamentos e suplementos manipulados, bem como remédios para pets e produtos homeopáticos. A satisfação dos seus clientes pode ser medida pela alta taxa de conversão, bem como de recompra.

Clayton Oliveira, CEO e cofundador do 99fórmulas, explica que “a startup surgiu da necessidade de agilizar o processo de cotação de produtos manipulados. Se antes as pessoas precisavam ir a farmácias diferentes para fazer o orçamento de sua receita, gastando dias ou até semanas, hoje elas podem saber qual farmácia oferece as melhores informações sobre medicamentos manipulados com a ajuda de um clique em nosso site”, explica.

Um dos grandes benefícios que o 99fórmulas oferece ao seu usuário é a oportunidade de comparar as cotações das farmácias. “Em muitos casos, nossos clientes conseguem obter diferenças de 30% (e até mais) para uma mesma receita”, diz Clayton. Ao mesmo tempo, para as farmácias, este pode ser um ótimo canal de vendas, pois atinge potenciais consumidores que elas dificilmente alcançariam.

Outra prioridade do 99fórmulas é a transparência do processo de compra como um todo. Pensado nisso, o site hospeda em sua plataforma a opção de chat online, em que o cliente pode se comunicar diretamente com a farmácia para tirar qualquer dúvida sobre seu pedido. O mercado magistral, que reúne mais de 7.500 farmácias de manipulação, movimentou quase R$ 6 bilhões em 2017 no País, de acordo com a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag).

Preocupada com a segurança no processo de compra em sua plataforma, o 99fórmulas também desenvolveu ferramentas que garantem credibilidade para seus clientes. Além de ter um sistema próprio que analisa diariamente a situação das farmácias parceiras junto ao órgão regulador (Anvisa), a startup também fornece a seus usuários a possibilidade de avaliar o estabelecimento onde a compra de um medicamento foi realizada. Dessa forma, a opinião de cada usuário fica disponível para os novos clientes e serve de base na hora de fechar orçamentos futuros.

Como funciona?

Ao sair do médico ou do veterinário do seu pet, abra o 99fórmulas direto no celular, bata uma foto e clique em enviar;

O 99fórmulas aciona sua rede de farmácias parceiras para garantir as melhores condições e experiência para o cliente;

O cliente recebe as melhores cotações de laboratórios e farmácias diferentes;

Ao escolher a melhor cotação, o cliente fecha a compra com segurança e recebe o pedido onde quiser.