A Health Angels é uma aceleradora de startups que chega ao mercado com uma proposta diferenciada. Especialista em tecnologia para o setor de saúde básica, a Health Angels propõe modelo inédito de participação, além de oferecer aos empreendedores acesso direto a esse mercado em franco crescimento no país, que é uma prioridade anunciada pelo Ministério da Saúde.

“Startups têm ótimas ideias, mas pouco acesso ao mercado por diversos motivos”, observa Antonio Francisco Nascimento, diretor da Health Angels. Entre esses motivos, ele cita o fôlego financeiro insuficiente para resistir a um ciclo longo de vendas, a ausência de imagem de marca que facilite o contato com os potenciais clientes e o baixo conhecimento do mercado que pretende atingir.

Para ele, o apoio de uma aceleradora ou de um investidor anjo, de modo geral, soluciona a questão da falta de recursos e ajuda a equacionar outras carências, como a montagem de uma equipe qualificada que facilite o acesso ao mercado. Mas esse suporte pode não ser suficiente para garantir a sobrevivência da startup ou de seus sócios.

A Health Angels levou em conta esse cenário para criar um modelo de negócios na parceria estabelecida com as startups. Em vez de receber equity, ou seja, uma parte da empresa em créditos ou títulos que futuramente poderá ser convertida em ações, a Health Angels cria uma joint-venture com a startup a fim de desenvolver a empresa que surge. Isso significa que o empreendedor não abre mão de sua participação na startup que fundou. “O empreendedor oferece sua ideia sem abrir mão da sua startup. Na joint-venture, a parceria com a Health Angels garante acesso ao mercado potencial de saúde brasileiro”, afirma Nascimento.

De acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, a cada quatro startups, uma não sobrevive no Brasil já no primeiro ano de vida. São muitos os motivos que levam à descontinuidade da operação, mas um fator que interfere positivamente é o fato de a startup atuar em incubadora ou aceleradora, e não no próprio escritório, já que os empreendedores se aproveitam do conhecimento compartilhado nesse local.

Além de garantir a entrada no setor de saúde, a Health Angels assegura adequação do produto ao mercado-alvo formado pelas organizações do segmento de atenção básica de saúde. “No futuro, nossa proposta é trabalhar o Brasil inteiro e outros países com estrutura similar de atendimento em saúde”, completa o diretor da aceleradora.

Sobre a Health Angels

A Health Angels é uma joint-venture entre a DotCom, empresa com mais de 20 anos no mercado de soluções de TI para grandes organizações do setor de saúde, e a PR Sistemas, que há mais de 30 anos se dedica ao desenvolvimento de sistemas de gestão para o setor de saúde. Entre os casos de sucesso dos sócios da Health Angels no setor de saúde, destaca-se fornecimento de sistemas de gestão, monitoramento e TI para Organizações Sociais como CEJAM, Santa Marcelina, SPDM, Cruzada Bandeirante, São Camilo e IABAS.