“Alexa, quais são os sintomas de uma gripe?” É a pergunta que os britânicos poderão fazer agora ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) através do assistente de voz da Amazon, conforme anunciou o governo do Reino Unido.

Os usuários poderão fazer perguntas ao dispositivo sobre doenças comuns, como resfriados e enxaquecas, e terão acesso a informações verificadas pelo serviço do governo, conforme informou a Agência France Press.

“É simplesmente um mecanismo alternativo que permite o acesso a informações médicas certificadas pelo NHS sobre diferentes condições, em vez de informações de sites americanos ou de outras fontes”, explicou à AFP um porta-voz do ministério da Saúde. De acordo com ele, o serviço não dará “nenhum diagnóstico ou conselho”.

“Este tipo de tecnologia é um exemplo perfeito de como as pessoas podem obter conselhos confiáveis do NHS sem sair de casa, reduzindo assim a pressão sobre nossos médicos e farmacêuticos”, declarou em um comunicado o ministro da Saúde, Matt Hancock, acrescentando que será particularmente útil para os idosos, cegos e pessoas incapazes de acessar a internet.

Este novo serviço proporcionado pela Amazon deve aliviar o trabalho do NHS, além de evitar os péssimos conselhos médicos que proliferam na internet.