A Amazon anunciou nesta quinta-feira, 28, que vai adquirir a PillPack, uma farmácia on-line que atua em todos o mercado norte-americano, um acordo que pode rapidamente tornar a gigante do e-commerce um player no negócio de vendas de medicamentos.

O PillPack, que começou em 2013, é uma farmácia on-line que distribui comprimidos em pacotes fáceis de usar, desenvolvidos para consumidores com condições crônicas e múltiplas prescrições. A empresa, que faturou US$ 100 milhões em 2017, classifica as prescrições pela dose e inclui um rótulo com uma foto de cada comprimido e notas sobre como deve ser tomada.

Ela estava na mira de gigantes do setor, como um alvo em potencial para expandir seu alcance na venda de drogas on-line, incluindo a Amazon e o Walmart. Segundo o New York Times, o acordo é precisamente o tipo de notícia que a indústria de cuidados com a saúde tem temido por meses, enquanto a Amazon deu a entender que estava interessada em expandir seu alcance para incluir medicamentos controlados, um negócio de US$ 560 bilhões.

Uma barreira à entrada na Amazon nesse segmento é o trabalho burocrático de se obter licenças de farmácia em cada estado norte-americano. Mas ao adquirir o PillPack, ele está essencialmente saltando sobre esse obstáculo porque a empresa está licenciada para enviar prescrições em 50 estados.

As ações da Walgreens e da Rite Aid caíram mais de 9%, e a CVS Health caiu 6,6%, após o anúncio.