A Amazon Care está se unindo à Rede de Avaliação de Coronavírus de Seattle (SCAN), um esforço de pesquisa da Fundação Bill & Melinda Gates, para estudar como o coronavírus está se espalhando entre diferentes grupos demográficos, segundo a rede de TV CNBC. Como parte da equipe, o Amazon Care entregará testes de diagnóstico para indivíduos que se sentem doentes ou são assintomáticos.

O Amazon Care selecionará os testes para análise e os participantes serão contatados por um médico se o novo coronavírus for detectado.

O King County de Seattle foi particularmente afetado pelo novo coronavírus: 95 pessoas morreram e 2.000 indivíduos foram diagnosticados com o coronavírus no estado de Washington – e cerca de metade desses casos ocorreu no King County, segundo a CNBC.

O envolvimento da Amazon Care com o SCAN ocorre no momento em que os EUA já estão atrasados ​​em relação a outros países nos testes de coronavírus. Colocar os testes nas mãos dos moradores de King County é fundamental para conter o vírus, considerando que acredita-se que indivíduos assintomáticos estejam  causando  sua disseminação – e um teste de diagnóstico é a única maneira de confirmar o status de infecção de um indivíduo e arme-os com o conhecimento de que devem isolar-se para mitigar a propagação do vírus.

A resposta da Amazon à pandemia de coronavírus não se limitou à parceria da Amazon Care com a SCAN – a gigante da tecnologia está participando do consórcio de computação de alto desempenho COVID-19 da Casa Branca para acelerar a descoberta científica na batalha contra o vírus e a Amazon. A AWS comprometeu US$ 20 milhões em sua Iniciativa de Desenvolvimento de Diagnóstico em apoio a pesquisadores que utilizam a tecnologia da AWS para acelerar a detecção de coronavírus.