A Amparo Saúde, rede privada e independente de centros de Assistência Primária à Saúde (APS) no Brasil, anuncia seu novo diretor médico, Dr André Cassias. O médico assistencial, com experiência de quase vinte anos em Medicina da Família, chega para ajudar a consolidar a Amparo como uma empresa de tecnologia da informação em saúde e para seguir com a expansão da healthtech.

Pós-graduado em Gestão e Atenção Primária pela Cambridge Health Aliance, Dr. André ainda é Consultor de tecnologia de informação em saúde na Unimed Central Rio Grande do Sul, e Professor da Faculdade Unimed da disciplina de APS e Registro Eletrônico em Saúde. Ele compõe o quadro de funcionários para liderar a expansão sustentável do modelo da Amparo, além de auxiliar na criação de novos produtos que unam a atenção personalizada de excelência com tecnologia da informação.

Sua escolha pela medicina da família foi feita em uma época em que a especialidade estava passando por um momento de resgate. Para o especialista, é muito clara a importância da assistência primária. “Acreditamos que é a resposta para problemas da saúde suplementar e sistema de saúde, mas também para alavancar o crescimento e o desenvolvimento do país. Dentre os países com melhores IDHs do mundo, a única coisa em comum é a atenção primária”, comenta. Recentemente, a OMS divulgou uma lista com as 10 principais ameaças para a saúde em 2019, e dentre elas está a falta de acesso à atenção primária, o que reforça a importância da Amparo na saúde do país e a inovação que traz atrelada a uma necessidade global.

Dr. André conta que “quando a Amparo foi criada, todos os médicos que gostam de inovação, olharam com muito bons olhos, grandes expectativas, eu entre eles”. O surgimento da oportunidade foi surpreendente para ele, pois além de exercer a gestão do cuidado, também permite que ele mantenha algumas aulas da pós-graduação, pois “como o mercado nessa área é escasso, quem souber um pouco tem que ensinar”.

O especialista aponta, ainda, que ao realizar o Curso da Cambridge Health Alliance, um dos principais aprendizados foi ver como é possível fazer uma atenção primária de qualidade fora do SUS. “Podemos dizer que a Amparo é uma das pioneiras ao resgatar a medicina da família na saúde suplementar. Conseguimos trazer para o mercado uma visão baseada em quatro pilares, essenciais para os profissionais com essa especialização: a assistência, a pesquisa, a educação e a gestão”. Ele analisa que o médico da família atua sempre como um gestor, seja de outros colegas ou de sua carteira de pacientes, pensando em um panorama mais completo de gestão da saúde. Emilio Püschmann, CEO e fundador da Amparo, aponta que a chegada do especialista marca uma nova etapa da empresa. “Estamos em crescimento e, até o final do ano, devemos abrir sete novas clínicas, ponto no qual será essencial o apoio do Dr André. Ele vem para somar, ainda, sua experiência em tecnologia na saúde e ajudar na consolidação da Amparo como solução de tecnologia em saúde”, conclui Püschmann.