O ministro da Saúde, Ricardo Barros, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da quinta edição da World Government Summit (WSG – Cúpula Mundial de Governo). O evento é um foro internacional de intercâmbio dedicado a gerar ideias inovadoras com ênfase em tecnologia e inovação para resolver desafios globais. Durante o evento, o governo brasileiro receberá prêmio “Best m-Government Service Award” pelo aplicativo Guardiões da Saúde, usado no período das Olimpíadas.

O objetivo do “Best m-Government Service Award”, que já está em sua 4ª edição, é estimular instituições governamentais a desenvolver soluções inovadoras para atender às necessidades públicas em diversos setores. A premiação é promovida pelo vice-presidente, primeiro-ministro e governador de Dubai, Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

“A informatização é uma das minhas prioridades. Precisamos usar a tecnologia para integrar os dados da saúde, promover a correta aplicação dos recursos públicos, aprimorar o planejamento das ações e, principalmente, ampliar o acesso e a qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente. O uso dessas ferramentas, como foi o aplicativo, é importante para a participação da população na vigilância, como foi o caso do Guardiões da Saúde, e na fiscalização dos serviços”, destaca o ministro Ricardo Barros.

A cúpula contará com oradores de alto nível como o secretário geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, o presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, a diretora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Helen Elizabeth Clark, e o economista e conselheiro Sênior da ONU, Jeffrey Sachs.

Durante a conferência, o ministro Ricardo Barros se encontrará com o ministro da Saúde e Prevenção dos Emirados Árabes Unidos, Abdul Rahman Bin Mohammed Al Owais, para uma reunião bilateral que tratará dos principais temas de saúde que abrangem os dois países.

Inovação

O aplicativo Guardiões da Saúde, utilizado durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, saiu vencedor na categoria Melhor Serviço Governamental Mobile. O aplicativo, de vigilância participativa, foi criado para mapear a ocorrência de sintomas similares em determinadas localidades e, com isso, permitir a adoção de providências para informar e proteger a população de forma ágil.

Torcedores brasileiros e estrangeiros utilizaram a ferramenta durante os jogos. O Ministério da Saúde recebeu 9.616  registros de 5.373  usuários relatando a sua condição de saúde (bem ou mal). O aplicativo foi disponibilizado durante os jogos olímpicos em sete idiomas (idiomas utilizados pela OMS), tanto para plataformas Android como iOS, e também contou com um website para registro e participação. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Skoll Global Threats Fund, Epitrack e a ProEpi  e será adaptada para ser utilizada em outros eventos do país.  Com informações do Portal Saúde.