Uma iniciativa inédita no país está integrando os dados dos municípios da Foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina, para a implantação de uma série de ações voltadas à inovação, que facilitem a vida da população e contribuam com o desenvolvimento regional.

O lançamento das primeiras nove iniciativas do InovAmfri, de acordo com o gerente de projetos, João Luiz Demantova, está previsto para 31 de maio, entre eles um aplicativo no qual os moradores dos 10 municípios que compõem a Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), fomentadora da proposta, terão acesso a informações sobre medicamentos, locais e quantidades disponíveis.

Ele observa que, apesar do sistema permitir a visualização de todos os estoques, em um primeiro momento os medicamentos só serão disponibilizados para retirada na localidade de origem do morador, pelo fato das compras serem feitas separadamente pelos municípios. “A ideia é que em breve a distribuição regional possa ser realizada. É o primeiro passo de uma série de ações que vai permitir no futuro, por exemplo, a marcação de consultas e acesso ao prontuário eletrônico dos pacientes”, comenta.

Demantova explica que o InovAmfri, que conta com investimentos na ordem de R$8 milhões financiados pelo Governo do Estado e R$800, em contrapartida pela Amfri, contempla ações em eixos para mobilidade urbana, gestão pública de qualidade e desenvolvimento regional, este último inclui a implantação de um parque de inovação com sede em Itajaí.

“O InovAmfri vem no sentido de oferecer que as políticas públicas caminhem na mesma direção”, disse o gerente do programa sobre a necessidade dos municípios pensarem em conjunto nas principais demandas da região em função do crescimento populacional projetado para os próximos anos, taxa que aumenta acima da média nacional.