Para auxiliar o trabalho das empresas na gestão de benefícios da saúde, a B2Saúde desenvolveu um software e logística da informação para gestão da saúde, o Carelink, que recebe, em tempo real, armazena e administra todas as informações relacionadas ao uso do plano de saúde, com isso pode prever o aumento da sinistralidade, detectar o uso inadequado do benefício e oferecer informações para otimizar os custos.

Charles Lopes, sócio-diretor da B2Saúde, explica que a ferramenta Carelink opera online e atua com a integração de informações para melhorar a qualidade do serviço prestado aos funcionários e seus dependentes.

O sistema centraliza os dados fornecidos pela empresa, operadora de saúde e outros benefícios, como o “Benefício Farmácia e Saúde Ocupacional”. O primeiro passo é validar as informações recebidas, levando em consideração as regras de cada companhia.

Após a coleta de informações dos usuários, entramos em contato com os beneficiários para oferecer a inclusão nos programas de saúde contratados pela empresa. O conhecimento é essencial, com ele tornamos possível a prevenção de doenças e gastos desnecessários.

Ela permitir ao gestor da empresa ter acesso, em tempo real, aos dados sobre a saúde dos funcionários em um ambiente web, para que ele possa tomar decisões e traçar estratégias mais assertivas. Os programas foram desenvolvidos e estão em constante aprimoramento para cativar os funcionários do momento em que é apresentado a ele até a continuidade nos programas. Através dessa ferramenta, é possível coletar informações atualizadas e significativas do grupo, montar uma base de dados consistente e contribuir para a melhora da sua saúde e das estratégias da empresa.

As empresas buscam através de um gerenciamento de saúde efetivo, a possibilidade de aprimorar seu desempenho e oferecer a seus colaboradores acesso a melhores condições de saúde e bem-estar. Além disso, criar uma relação mais saudável e sustentável, estimulando o uso racional dos recursos, controlando os gastos da rede médica.

Segundo o executivo, com o uso de um modelo proativo de acompanhamento integrado ao sistema Carelink, a equipe de médicos e enfermeiros oferece ao usuário um atendimento completo. O acesso ao histórico de saúde do usuário, em tempo real, permite a ação de forma instantânea, com mais precisão e atendendo as necessidades de cada um.

“Desta forma, é possível ajudar o indivíduo a tomar decisões mais assertivas, como o melhor tratamento, o prestador de serviço mais indicado, estimular um estilo de vida mais saudável e esclarecer questões administrativas”, explica.

Segundo ele, a queda dos custos com o benefício saúde varia de 10 a 20% dependendo dos programas contratados. Os gastos com a saúde dos funcionários e dependentes de empresas que oferecem este benefício são atualmente o segundo maior gasto depois da folha de pagamento, isso representa em torno de 12% a 15%.