Trazer à população idosa uma nova forma de se exercitarem física e mentalmente de forma divertida: esse foi o principal objetivo da B&P Educacional, empresa focada no desenvolvimento e conteúdo para as pessoas da terceira idade.  Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que os idosos no Brasil deverão representar em 2060, 26,7% da população, ou seja 58,4 milhões de idosos para uma população de 218 milhões de pessoas.

esteiraPensando nisso, foi criado o projeto Estação Ativamente. Uma iniciativa alinhada com o cenário e as tendências mundiais acerca do envelhecimento, orientações da OMS e do Estatuto do Idoso. A Estação Ativamente é um programa voltado para indivíduos com idade de 60 anos ou mais, que visa a estimulação das habilidades cognitivas, físicas e de humor do indivíduo idoso.

Este programa consiste de exercícios físicos e mentais através de equipamentos eletrônicos e jogos de computadores, nas quais as atividades são feitas de forma lúdica e divertida.

A Estação Ativamente é composta pelos seguintes equipamentos:

1- Dança;
2- Treinamento de atenção visual;
3- Treinamento em funções executivas;
4- Treinamento de memória;
5- De atividades cooperativas;
6- Estações de computadores com jogos cognitivos – Supera OnLine

Todos os equipamentos foram projetados de forma que atendessem as particularidades da terceira idade, como design, som, velocidade de processamento de informações, níveis de dificuldades e acessibilidade apropriados para adultos e idosos.

A aliança com a Supera OnLine – Ginástica para o Cérebro, possibilitou a introdução dos jogos on line com o objetivo de exercitar o cérebro, uma vez que o usuário poderá usar os computadores no espaço da Estação Ativamente como também em sua casa.

Ao iniciar o programa, todos os participantes preenchem um questionário sócio demográfico e um protocolo de padrão mundial de avaliação cognitiva global em idosos, a Addenbrooke’s Cognitive Examination – Revised (ACE-R) adaptada por Carvalho (2008). Periodicamente é realizada uma avaliação com cada participante das impressões gerontológicas, como também sua evolução cognitiva.

Todo o programa técnico-cientifico – metodologia, protocolos e capacitação do programa Estação Ativamente – foi desenvolvida pela Gerontóloga Thais Bento Lima da Silva formada na Universidade de São Paulo e com mestrado e doutorado em Cognição e Envelhecimento pela faculdade de Medicina da USP. Foi também Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia nas gestões de 2011/13 e 2013/15

Para Wladimir Benegas, sócio diretor da B&P Educacional, a iniciativa tem como foco principal ampliar o acesso das pessoas idosas a equipamentos eletrônicos e jogos de computadores, com o objetivo de proporcionar uma maior interação social, maior independência e autonomia e a prevenção do declínio funcional físico e da memória, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e longevidade dos idosos no Brasil.

“A Estação Ativamente promove aos indivíduos benefícios para o desempenho cognitivo, melhoria de suas habilidades psicomotoras e sensoriais, promovendo uma melhor qualidade de vida e menores declínios funcionais. Além disso aumenta a rede de relações sociais, pois há um convívio com os demais integrantes do programa” explica Thais Bento

São Caetano do Sul é a primeira cidade a receber a Estação Ativamente.  Os frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) de São Caetano do Sul ganharam no início de abril a primeira Estação Ativamente.  Está sendo utilizada pelos idosos inscritos no Projeto Ativamente, coordenado pelos gerontólogos  Felipe Borges e Tiago Ordonez. Atualmente cerca de 150 alunos participam da ação.