A Casa de Saúde São José (CSSJ), hospital tradicional do Rio de Janeiro, acaba de implementar um programa de cirurgia robótica. O projeto teve início com a chegada do robô Da Vinci XI, que já está operando. O hospital também passou a ter um espaço dedicado ao treinamento e capacitação de cirurgiões, por meio de um simulador.

De acordo com o diretor técnico da Casa de Saúde São José, Dr. Augusto Neno, o grande diferencial do equipamento adquirido pela CSSJ é que o aparelho terá dois consoles, que é de onde o profissional “guia” o robô. O hospital é único privado do Rio de Janeiro a contar com esse modelo.

“Dessa forma, tanto o cirurgião auxiliar quanto o médico instrutor poderão atuar ativamente no procedimento, o que traz grandes benefícios para o paciente e para a equipe. O robô será utilizado em cirurgias oncológicas, urológica, bariátrica, gastrointestinal, torácica e ginecológica. Essa iniciativa irá alçar a CSSJ a um novo patamar tecnológico”, aponta Dr. Neno.

O robô oferece uma visão 3D ao cirurgião, além de ampliar em até 20 vezes as imagens das estruturas vistas pela câmera do equipamento. Segundo ele, isso possibilita que sejam realizados procedimentos menos invasivos, com movimentos mais precisos. “Assim, o paciente sente menos dor no pós-operatório e pode se recuperar na metade do tempo de uma cirurgia convencional”, destaca.

O médico explica também que a tecnologia deve ser aplicada em casos de maior complexidade e que os cirurgiões precisam de uma certificação para trabalhar com o robô. “A CSSJ também está montando uma estrutura para formação desses médicos e contará com uma sala exclusiva para treinamento com um simulador. Teremos a melhor tecnologia nas melhores mãos”, completa.