A Cemig Saúde, entidade de autogestão criada para operar o (PSI) Prosaúde Integrado da Cemig – Centrais Elétricas de Minas Gerasis – plano restrito aos empregados da Cemig e algumas de suas coligadas – substituiu o documento de identificação do beneficiário impresso em PVC pelo cartão virtual mobile, usando solução da Totvs. Com a ferramenta, a entidade economizou mais de R$ 80 mil no primeiro mês.

As carteirinhas dos funcionários da Cemig precisavam ser trocadas devido ao prazo de validade e atualizar ou incluir novos dados para atender as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como por exemplo, o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS). Essas trocas constantes representam custo para o plano de saúde e também para os beneficiários.

Para se ter uma ideia, em dezembro de 2015 venceram cerca de 50 mil carteirinhas dos usuários da Cemig Saúde e todas elas teriam de ser substituídas por novos cartões de PVC. Para reduzir esse impacto financeiro, a entidade adotou a funcionalidade de cartão virtual do Totvs Guia Saúde e economizou 80% do que investiria na troca dessas carteirinhas.

“Fomos uma das primeiras operadoras a adotar a versão digital do documento. Essa inovação, além de uma enorme redução de custos, nos permitiu eliminar a agressão ao meio ambiente com o descarte dos cartões de plásticos vencidos. Além disso, agora, conseguimos atualizar as informações de forma ágil e atender, assim, a todas as exigências da ANS”, afirma Virgínia Santos Oliveira, assessora de Comunicação da Cemig Saúde.

A entidade já usava o aplicativo móvel para divulgar sua rede conveniada para os beneficiários, bem como informações cadastrais detalhadas, horários de atendimento e especialidades atendidas . Até a adoção da nova funcionalidade, a solução tinha apenas cerca de 1.500 downloads. Em pouco mais de um mês após o lançamento da carteirinha virtual já haviam sido realizados mais de cinco mil downloads do aplicativo.

“O Totvs Guia Saúde simplifica a divulgação da rede credenciada aos beneficiários nos meios digitais e suporta cartões de planos de saúde, evitando roubos e reduzindo os custos das operadoras. O objetivo é ajudá-las a oferecer um atendimento diferenciado, por meio da agilidade de atualização das informações e a centralização dos dados em um único local, que pode ser acessado em qualquer lugar e a qualquer hora por meio de dispositivos móveis”, explica Marcelo Souccar, Head do segmento de Saúde da empresa.