O Hospital Santa Catarina inaugurou um Centro Integrado de Nefrologia, Diálise e Transplante Renal. Ele é o primeiro da capital a oferecer quarto 100% privativo para os pacientes durante as sessões de diálise. “Abandonamos o modelo ‘salão’ e implantamos quartos individualizados, onde o paciente pode desfrutar da companhia de alguém ou então assistir TV, navegar pela internet e, até mesmo, trabalhar no computador”, explica a Drª Maristela Carvalho da Costa, responsável técnica pelo Centro de Nefrologia.

O Centro de Nefrologia conta com profissionais especializados em transplante renal e equipe multidisciplinar para exames, atendimento médico, nutricional e psicológico, além de outros serviços viabilizados por estarem dentro do Santa Catarina. “O paciente é assistido clínica e cirurgicamente, se necessário. Oferecemos o serviço dentro do hospital, com todas as vantagens no acolhimento e atendimento”, afirma.

Outra característica específica da unidade é a “diálise em trânsito”, na qual os pacientes provenientes de outras cidades, que estão em São Paulo a serviço ou a passeio, podem realizar o procedimento no Santa Catarina.

Para a estruturação dessa área do hospital foram investidos R$ 3,7 milhões. “O foco desses investimentos em modernização é sempre o paciente. No caso da nova estrutura da hemodiálise, ganha-se em conforto e qualidade no tratamento”, destaca Dr. Fernando Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina.

Boxes individuais

Os quartos oferecem TV, Wi-Fi, e espaço para acompanhante. Um técnico de diálise assiste a no máximo quatro pacientes, o que permite atenção total no tratamento recebido. A integração com a Nefrologia permite a realização de exames de rotina e acompanhamento particular, ideal para a rotina do paciente com doença renal aguda e crônica.