O Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB) adquiriu, em 2013, o painel digital AeroDR, da Konica Minolta Healthcare do Brasil. Desde então, conseguiu reduzir em 6 minutos, em média, o tempo para a realização de exame de raios X por paciente.

Primeira clínica médica no Brasil a instalar o AeroDR, o CREB possui hoje duas salas de raios x: uma com um modelo CR (radiologia computadorizada) e outro com a radiologia digital do AeroDR. Segundo o diretor da unidade, Dr. Haim Maleh, ambos os equipamentos são utilizados para exames do sistema musculoesquelético e são suficientes para atender a demanda da unidade, de 16 pacientes diariamente.

Explica que a rede sem fio de captação de imagens simplificou todo esse processo. “Em um curtíssimo espaço de tempo a gente consegue atender e dar ao paciente um resultado seguro: se tem fratura ou não, e qual o procedimento necessário”, afirmou.

Ainda segundo ele, a solução também permite que se façam ajustes na imagem caso haja algum erro, evitando o retrabalho. “A agilidade é um ótimo benefício do equipamento, pois gera ganhos de produtividade para a equipe. Porém, o mais relevante é a melhora na qualidade da imagem que conseguimos obter com o AeroDR”.

De acordo com ele, os benefícios que a solução vem trazendo são mais facilmente percebidos pela comunidade médica, e indiretamente sentidos pelos pacientes. Com uma imagem de qualidade muito superior, os médicos podem fazer diagnósticos melhores e escolher o tratamento com assertividade. Além disso, as imagens obtidas revelam detalhes que antes não eram observados.

Segundo o diretor do CREB, o retorno do investimento no painel digital para os pacientes se deu logo no primeiro mês, com a melhora no atendimento, mais ágil, e com informações mais seguras. A direção do serviço já tem nos planos a aquisição de um novo equipamento para deixar o seu setor de raios x 100% modernizado.