A consolidação do setor de saúde é a principal em 2019, segundo pesquisa da Definitive Healthcare com mais de 1.000 líderes de saúde norte-americanos. Em 2018, ela acompanhou 803 fusões e aquisições e 858 anúncios de afiliação e parceria. Esta tendência deverá acelerar este ano.

“Não é surpresa que a consolidação da indústria seja a principal preocupação dos profissionais de saúde. À medida que a indústria continua a evoluir e mudar, e os sistemas de saúde e IDNs [redes de fornecimento integrado] aumentam em complexidade, todos os participantes da indústria precisam estar a par do que está acontecendo para tomar as melhores decisões estratégicas para seus negócios”, disse Jason Krantz,  CEO da Defintive Healthcare.

Segundo os entrevistados, a segunda tendência mais importante na área da saúde é o consumismo. Os pacientes estão pensando como consumidores que buscam menores custos e conveniência de seus prestadores de cuidados, exigindo que os mesmos tenham de atuar para sua base de clientes/ pacientes, observou o relatório.

A terceira tendência de cuidados de saúde mais importante é a telessaúde. De acordo com outra pesquisa do Definitive Healthcare, mais de 70% dos consumidores prefeririam usar o vídeo do que visitar o seu provedor de cuidados primários em pessoa.

Outras importantes tendências de saúde identificadas pelos entrevistados incluem inteligência artificial e aprendizado de máquina, escassez de pessoal, segurança cibernética, otimização de EHR e tecnologias auxiliares e wearables.