Para contribuir com a manutenção do atendimento às pessoas durante o período de isolamento social, a Qualirede passou a oferecer às Operadoras de Planos de Saúde (OPS) duas novas modalidades de teleorientação e telemedicina: o TeleNurse e o TeleMed.

Ao entrar em contato com o TeleNurse pela Central de Teleatendimento da Qualirede, o beneficiário do plano de saúde será atendido por um enfermeiro, que seguirá um protocolo assistencial para identificar suas necessidades e orientá-lo segundo os protocolos do COVID-19 e de outros problemas de saúde. Se for preciso, o enfermeiro o encaminhará para um médico, que fará o acolhimento e atendimento conforme linhas de cuidado pré-definidas.

Outra forma de ser atendido pelo TeleMed, é a pessoa entrar em contato direto com um médico. Em todos os atendimentos o médico faz diagnóstico, receita medicamentos se indicado, atesta em caso de necessidade de afastamentos ou outras ou encaminha o beneficiário para um especialista. Psicólogos e nutricionistas também podem ser acionados pela plataforma, de acordo com o direcionamento, nos serviços de TelePsi e TeleNutri.

A Qualirede tem ampla experiência em atendimento às pessoas pelo telefone. Há oito anos, a empresa oferece teleorientação por enfermeiros. Só em 2019, mais de 200 mil pessoas utilizaram este atendimento remoto. Além da teleorientação, a Qualirede já oferecia nas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) a interconsulta, tecnologia de telemedicina com conexão entre médicos, acompanhados ou não de seus pacientes, para ampliar a resolutividade das Clínicas de APS poupando as pessoas de deslocamentos e consumo maior de tempo.

Com a recente autorização do Ministério da Saúde para o exercício da telemedicina durante a pandemia de Covid-19, o serviço foi ampliado para atender mais pessoas, de uma maneira mais completa. “Juntamos a expertise da teleorientação com um desenho de produtos diferenciado e vinculado ao valor em saúde para lançar os dois novos modelos da Qualirede. Com o TeleNurse e o TeleMed, além de levarmos mais saúde para mais pessoas, acolhemos e cuidamos das pessoas, neste momento crítico que estamos vivendo com a pandemia em curso. Salvar vidas e nunca abandonar o cuidado são alguns dos princípios da Qualirede”, explica Vilma Dias, diretora Institucional da Qualirede.