A startup gaúcha Fácil Consulta, que oferece marcação de consultas particulares com valores mais acessíveis, lançou uma nova ferramenta online gratuita sobre o COVID-19 e já está recebendo marcações. A empresa criou uma orientação por videoconferência para quem possa estar com suspeita e dúvidas relacionadas ao coronavírus, a fim de colaborar com o esclarecimento da sociedade, evitando a superlotação dos hospitais.

Com mais de 400 médicos certificados com cadastro no site, a mobilização agora é por novos profissionais de todo país que possam disponibilizar gratuitamente a sua orientação, incluindo também o serviço de psicólogos.

O atendimento dos médicos terá duração de cerca de 10 minutos e o acolhimento de 30, conforme explica o CMO da Fácil Consulta, Patrick Goulart. Segundo ele, muitos médicos cadastrados na plataforma estão suspendendo os atendimentos nos consultórios, e essa é uma forma de aproveitar para que sigam auxiliando a população. “É um serviço sem fins lucrativos e toda a equipe se empenhou muito para oferecer um trabalho qualificado e colaborativo, abrindo mão de qualquer verba. Não é hora para se pensar em lucrar, apenas ajudar”, explica.

A orientação é voltada para pacientes com quadros de sinais e suspeitas do coronavírus (COVID-19), mas não atende casos de urgência e emergência ou menores de 18 anos. “Temos noção da seriedade que o assunto exige. Sendo uma empresa da área da saúde e tecnologia, não poderíamos deixar de prestar apoio criando o que estiver ao nosso alcance de recurso humano e financeiro”, afirma. Quanto ao acolhimento psicológico, ele ressalta que a pandemia está atingindo também a saúde mental da população, por isso a necessidade do serviço.

O Fácil Consulta possui hoje mais de 20 mil pacientes cadastrados e exige que os profissionais tenham certificação para se vincularem ao site, aumentando a segurança para eles e para o próprio paciente. “Muitas pessoas estão dispostas a ajudar nesse momento, mas é fundamental que sejam profissionais certificados e passem as orientações corretas, por isso garantimos essa segurança em todos os médicos e psicólogos cadastrados”, explica.

O serviço foi criado em menos de 48h na empresa e pode ser acessado através do link Fácil Consulta – Atendimentos Gratuitos, onde é possível escolher o tipo de serviço que se procura. “É preciso fazer de tudo para que o foco das equipes nos hospitais seja dos atendimentos realmente graves e reafirmando que a população não deve sair de casa”, reforça ele.