Apesar do cloud computing não ser mais uma novidade, no contexto da saúde brasileira a adoção da tecnologia ainda cresce em ritmo lento. São poucos os hospitais, clínicas e laboratórios que já perceberam as vantagens e hospedaram seus sistemas na nuvem. O Hospital São Lucas de Taubaté e a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, localizados no interior de São Paulo, são exemplos de hospitais que acompanham esse upgrade tecnológico.

Como a MV agora hospeda na AWS (Amazon Web Services) a sua plataforma de gestão da informação na saúde – o SOUL MV, instituições começam a reduzir custos com energia, licenças de software, aquisição de servidores e outros itens que compõem um centro de processamento de dados tradicional.

Com 100 leitos e um plano de expansão que engloba um novo pronto-socorro e mais 60 leitos até o final de 2017, o Hospital São Lucas de Taubaté foi o primeiro cliente MV a adotar o sistema na nuvem. De acordo com o gerente de TI da instituição, Pablo Camargo, a partir do desafio lançado pela atual administração, que acompanha as inovações em saúde do mercado internacional, surgiu a necessidade de encontrar parceiros nacionais que atendessem a demanda com resultados imediatos. “Foi muito oportuno, então, descobrir que a MV já estava pronta para iniciar um projeto nesse formato”, diz.

Segundo ele, além de toda administração do ambiente ser realizada pela empresa, o SOUL MV na nuvem permite acompanhar melhor as decisões estratégicas do hospital de forma rápida e com custo reduzido. “Em uma nova unidade, por exemplo, em poucas horas é possível disponibilizar o sistema. Caso isso não se torne viável por algum motivo, não há prejuízo com altos investimentos em infraestrutura.”

Há cerca de três meses, o estilo empreendedor e pioneiro da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara também resultou na adoção do cloud computing. Segundo Charles Ataide, gerente de TI da instituição filantrópica que possui 114 anos e 180 leitos, entre os principais benefícios do SOUL MV na nuvem está a disponibilidade do sistema. “Independente do acesso ou do espaço físico da rede, conectado à internet, se tem acesso às informações do hospital em qualquer lugar.” Porém, segurança e otimização de recursos também são outras vantagens destacadas. “Contratando a hospedagem, adquirimos toda parte de manutenção, aplicações, atualizações de banco de dados e, assim, dispensamos a necessidade de alocação de profissional específico e toda infraestrutura de TI dentro da instituição, focando no resultado do negócio”, afirma.