Como parte das iniciativas de acelerar sua transformação digital, a  DASA está realizando uma série de Hackathons, com o objetivo de conectar a companhia a um universo de mentes inovadoras, dentro do conceito de open innovation. O objetivo é reunir profissionais em um formato de maratona de ideias, que possam ser refletidas em melhorias aos serviços e até em novas soluções de saúde à sociedade.

“Hackathons proporcionam a imersão da DASA em um espaço provocativo e inovador, onde os participantes colocam a mão na massa para criar aplicações que resolvam problemas reais na área de medicina diagnóstica. Grandes ideias podem surgir entre os participantes. As melhores, certamente, têm continuidade”, disse Leonardo Mattiazzi, vice-presidente de inovação da CI&T, que está ajudando o laboratório na conquista desse objetivo. “A dinâmica também é uma oportunidade para que a DASA identifique novos talentos, motivados a abraçar a estratégia de crescimento rápido da companhia e a missão de construir soluções completas, combinando diversas competências, num processo contínuo de desenvolvimento e colaboração entre equipes”, completou Mattiazzi.

O primeiro Hackathon da DASA, chamado HackaHealth, já realizado, registrou mais de 150 inscrições. O evento aconteceu há dois meses, na sede da companhia em Barueri, São Paulo. Voltado para a comunidade de desenvolvedores e especialistas em Java, o HackaHealth tem como propósito conectar a DASA com pessoas inspiradas em inovar, trocar experiências e aprender. A maratona de desafios começa logo cedo e se estende ao longo de todo o dia.

Os participantes que mais se destacam são reconhecidos com uma premiação e podem ter a chance de fazer parte do time da DASA. De acordo com a CI&T, em média, 99% dos participantes dos Hackathons planejados pela companhia atribuem nota 9 ou 10 para a experiência e o desejo de participar de uma outra edição. O próximo HackaHealth da DASA acontecerá no dia 27 de maio, no escritório da CI&T em São Paulo, com um novo desafio técnico em Java.

Sobre a Dasa

A DASA é a maior empresa de Medicina Diagnóstica da América Latina e a quarta maior do mundo, oferecendo mais de 3 mil tipos de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem. Em análises clínicas, as amostras são coletadas nas mais de 500 unidades de atendimento e analisadas em laboratórios centrais. A DASA detém atualmente mais de 25 marcas distintas, presentes em 12 Estados brasileiros e Distrito Federal. Sua atuação é ainda maior, uma vez que além das unidades próprias, a DASA presta serviços de apoio para cerca de três mil laboratórios em todo o Brasil, por meio da marca Álvaro, e opera para o Setor Público, por intermédio da marca CientíficaLab.

Atualmente, o grupo é formado pelas seguintes marcas: Alta Excelência Diagnóstica (SP e RJ); Delboni Auriemo e Lavoisier (SP); Bronstein, Lâmina, Med Imagem, Multi-Imagem, Sérgio Franco (RJ); CDPI e Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF); Frischmann Aisengart e Álvaro (PR); CientíficaLab (ES, MG, RJ, SP e TO); Image Memorial (BA); Lâmina (SC); Atalaia (GO); Cedic Cedilab (MT); Cerpe (PE); LabPasteur e Unimagem (CE).