Referência em casos de alta complexidade materna e fetal, o Hospital e Maternidade Santa Joana é o favorito dos paulistanos, de acordo com a opinião de 19% dos 1.013 entrevistados pela pesquisa “O Melhor de São Paulo”, realizada pelo Datafolha, do Grupo Folha. O levantamento de 2019 considerou moradores da capital com 16 anos ou mais das classes A e B, que avaliaram as melhores marcas de serviços da cidade. Este é o quinto ano consecutivo que a Instituição lidera o ranking.

Com 70 anos de história, o Santa Joana liderou uma série de inovações na área da obstetrícia e da neonatologia: foi a primeira maternidade privada do país a oferecer serviço completo de Medicina Fetal e a primeira da América Latina a realizar a cirurgia a céu aberto para mielomeningocele; foi pioneira no desenvolvimento de uma unidade Semi-Intensiva Adulto especializada em casos de alta complexidade materno-fetal; e é a única no Brasil com UTI Neonatal especializada no tratamento de bebês com problemas neurológicos, com monitorização 24 horas por dia.

Além da UTI Neonatal neurológica, conta com outros quatro protocolos de atendimento voltados para nascimentos pré-termo, dentre eles cirúrgico, cardíaco, prematuro extremo e longa permanência. Em 2018, passaram por uma dessas unidades 2.680 recém-nascidos – 18% do total de 14.475 nascimentos no ano. Deste número, 313 foram submetidos a algum tipo de cirurgia, entre as quais hérnia diafragmática, cisto pulmonar, onfalocele, gastrosquise, atresia de esôfago, anomalia anorretal e hidrocefalia, além de 43 operações cardíacas.

“É uma honra ter nosso trabalho reconhecido novamente pela população. Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo, avançando a cada dia para promover um ambiente acolhedor e seguro para que essas famílias tenham o melhor suporte no momento mais especial da vida, que é a geração de uma vida”, comemora Marco Antônio Zaccarelli, diretor comercial do Santa Joana.

O cuidado voltado para a saúde da mulher é um dos pilares da Instituição, que conta com infraestrutura completa para oferecer todo suporte necessário para os mais diversos tipos de serviços, como pronto atendimento, salas para cirurgias ginecológicas, Centro de Endometriose, Centro de Diagnósticos, Centro de Assoalho Pélvico e Centro de Imunização. Amparado por tecnologia de ponta, seu corpo clínico é composto por médicos especializados em diversas áreas, como cirurgia, endocrinologia, endometriose, fisioterapia, ginecologia geral, mastologia, medicina fetal e urologia feminina, focados na prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento das necessidades da mulher. No último ano, cerca de 9 mil cirurgias ginecológicas foram realizadas no Santa Joana.