No Dia Mundial da Saúde de 2017, comemorado a cada 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dá início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), a iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

A depressão é a principal causa de problemas de saúde e deficiência em todo o mundo. De acordo com as últimas estimativas da OMS, mais de 300 milhões de pessoas vivem agora com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015. A falta de apoio para as pessoas com transtornos mentais, juntamente com o medo do estigma, impedem muitos de ter acesso ao tratamento de que necessitam para viver vidas saudáveis e produtivas.

A OMS identificou fortes ligações entre a depressão e outras doenças e distúrbios não transmissíveis. Depressão aumenta o risco de transtornos de uso de substâncias e doenças como diabetes e doenças cardíacas; O oposto também é verdadeiro, o que significa que as pessoas com estas outras condições têm um maior risco de depressão.

A depressão também é um fator de risco importante para o suicídio, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.