A American Diabetes Association e IBM Watson Health anunciaram uma colaboração em longo prazo para reunir o poder de computação cognitiva da Watson e vasto repositório de dados clínicos e de pesquisa da Associação. As organizações pretendem construir um primeiro repositório sobre diabetes para pacientes e cuidadores. Como parte de seu compromisso com a comunidade diabética, os organizadores anunciaram também um desafio para os desenvolvedores de aplicativos para propor inovações cognitivas que possam transformar o modo de como prevenir diabetes.

IBM Watson

O acordo foi anunciado pelo diretor de inovação médica da entidade, Jane Chiang, e o diretor de saúde IBM Watson Health, Kyu Rhee.

O objetivo da colaboração é desenvolver soluções para otimizar decisões clínica, pesquisa e estilo de vida, e abordar questões importantes que influência nos resultados de saúde, como os determinantes sociais da saúde.

A diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns e dispendiosas que aflige as comunidades e afeta os sistemas de saúde em todo o mundo. Com 1,4 milhões de pessoas diagnosticadas em os EUA a cada ano, há agora mais de 29 milhões de americanos que vivem com diabetes e outra de 86 milhões com pré-diabetes.  Em todo o mundo, há 415 milhões de pessoas que vivem com diabetes.  O diabetes mal controlado podem levar a complicações de saúde graves como cegueira, insuficiência renal, hipertensão, amputação e hipoglicemia. Tratamentos de diabetes e pré-diabetes custam US$ 322 bilhões por ano, e 1 em cada 5 dólares de saúde é gasto para cuidar de pessoas com diabetes.

“Por mais de 75 anos, a American Diabetes Association tem promovido a abordagem orientada a dados para atendimento clínico e tratamento da doença Porque nós sabemos que pode melhorar significativamente a vida das pessoas, reduzindo os cuidados de saúde”, disse Kevin L. Hagan, CEO da Associação. “Ao combinar corpo enorme de dados valiosos da Associação com capacidades de computação cognitiva de Watson, vamos capacitar as pessoas que vivem com diabetes, os pesquisadores e os clínicos com melhores dados e uma melhor visão, o que pode levar a melhores resultados em última instância.”

Como parte da colaboração, o Watson vai ser treinado para entender os dados de diabetes, com o objetivo de identificar potenciais fatores de risco e criar recomendações baseadas em evidências para uma série de decisões de saúde.

Para os pesquisadores, a Associação e IBM Watson Health pretendem criar um conjunto de dados e insights baseados em nuvem que vai permitir aos cientistas usar dados de evidências clínica e científica da Associação para ajudá-los a encontrar padrões ocultos, identificar potencialmente as próximas fronteiras para a descoberta terapêutica. Esta ferramenta poderia acelerar em alguns avanços significativos das áreas mais prementes da pesquisa do diabetes.

Inovação em diabetes

Para dar o pontapé inicial no desenvolvimento de aplicativos cognitivos para apoiar as pessoas que vivem com o diabetes, a Associação e IBM estão criando um desafio inovação baseado para os desenvolvedores usarem o Watson.  Eles serão convidados a propor Apps cognitivos que utilizem o repositório de dados ricos da Associação e percepções do Watson. O objetivo do desafio é fazer avançar o uso da tecnologia para promover a saúde e para ajudar a melhorar aumento, finalmente, a vida das pessoas que vivem com diabetes ou pré-diabetes. Os desenvolvedores podem visitar watsonhealth.ibm.com/challengediabetes