Maior controle, melhor atendimento e economia são alguns dos benefícios atestados pelos 28 municípios que utilizam o sistema em nuvem IPM Saúde, ferramenta multiplataforma que possibilita a gestão online unificada de todos os processos relacionados à área e proporciona interação com o Ministério da Saúde. Na cidade paranaense de Santa Helena, o Diário da Saúde, módulo adotado pela Prefeitura Municipal, tem apresentado transformado a realidade da saúde pública local.

Vinculado à Secretaria de Saúde, o programa está em operação desde 2014 e melhorou o controle de estoques de medicamentos nas farmácias municipais. Nove centros de saúde aderiram ao novo sistema de gestão. Cada unidade recebe medicamentos da farmácia central e a distribuição à população é integralmente registrada no sistema. O município dispõe de um estoque com 338 tipos de medicamentos controlados, 393 tipos de materiais hospitalares e 148 itens odontológicos. Segundo o responsável pela farmácia central e coordenador de implantação do sistema, Cleiton Luiz Maldaner, antes, a gestão de estoques de medicamentos era ineficiente, pois não havia real controle da entrada e saída de remédios dos postos de saúde.

Com o banco de dados unificado, todos os profissionais da área médica nas unidades de saúde acessam o sistema pela internet. O software eliminou problemas como a reincidência de pacientes em consultas médicas, por meio de um prontuário eletrônico único, visualizado de qualquer consultório. “Hoje, 100% da rede pública de saúde do município utiliza o Diário da Saúde. Com isso, houve um grande salto na gestão dos processos, possibilitando a geração de relatórios e o acompanhamento de indicadores. Outra vantagem é a qualidade do suporte oferecido pela IPM. Apresentamos algumas demandas ao longo do processo e conseguimos ajustar o sistema à nossa realidade, personalizando a ferramenta”, explica Maldaner.

A mobilidade é outro recurso do IPM Saúde. Desde fevereiro, a administração municipal conta com 24 tablets utilizados pelos agentes comunitárias de saúde. Outros aparelhos estão sendo destinados às áreas de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. “A nova ferramenta de trabalho tem proporcionado maior agilidade, melhor controle e acompanhamento de dados relacionados à população atendida. O sistema também otimizou o processo de coleta e fornecimento de informações por ser integrado ao e-SUS”, ressalta o responsável pela farmácia central e coordenador de implantação no município.