A Doctoralia está transformando a experiência do paciente e do profissional de saúde com inovação e tecnologia. Todos os investimentos já efetuados e o futuro potencial de desenvolvimento em produto e em tecnologia fizeram com que a Doctoralia preparasse e submetesse seu Projeto de Pesquisa e Inovação (PPI) para o Programa Curitiba Tecnoparque, da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.

O projeto apresentado pela empresa foi o Doctoralia 4.0 – Saúde Digital e Inteligente, que visa alterar o patamar de relacionamento entre profissionais de saúde e pacientes, adicionando novos atores nesta relação: hospitais e clínicas, laboratórios, desenvolvedores independentes, call centers e até mesmo o poder público.

Ao satisfizer as exigências legais e aprovar o PPI junto ao Comitê de Fomento (COFOM), a Agência Curitiba chancela o caráter inovador da Doctoralia e a mesma recebe um incentivo fiscal para incrementar seus investimentos. “A aprovação é um reconhecimento por parte dos agentes públicos da nossa capacidade e coloca a Doctoralia em um papel de destaque dentro do Ecossistema de Inovação de Curitiba”, comemora o CFO da Doctoralia, Denis Gonzales.

O projeto encaminhado pela empresa contém cinco pilares:

Enterprise/TuoTempo: software de PRM – Patient Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente) totalmente inovador e estratégico que pode ser facilmente integrado com os sistemas atuais de administração hospitalar, aumentando de sobremaneira a gestão de pacientes pelas organizações de saúde.

DoctoraliaLab: será capaz de proporcionar inovação por meio de um alinhamento de ponta a ponta na experiência ‘pós-consultório’ do paciente com o profissional de saúde – desde o momento em que o exame é solicitado até o preparo, execução, resultados e retorno ao médico.

Central de Agendamentos: como alguns pacientes ainda preferem o contato telefônico para o agendamento de consulta, o projeto proporciona um vínculo maior entre esse contato e a plataforma da Doctoralia, utilizando inovações em ferramentas de telecomunicação VoIP para atender às necessidades de aumentar o fluxo de pacientes nos consultórios de profissionais de saúde.

Plugins: visa desenvolver condições técnicas para o acesso aos desenvolvedores terceirizados em parte dos códigos e na interface de programação de aplicações (API) da Doctoralia, capazes de propiciar aplicações de integração de forma mais rápida, permitindo que a plataforma tenha soluções mais completas, totalmente colaborativas.

Parcerias Públicas: ferramenta inovadora para administrar agendamentos de consultas nos espaços públicos e realizar um pacote completo de gestão de dados estratégicos. Por meio de Big Data e de Inteligência Artificial, vai analisar, catalogar e validar esses dados, aumentando a interconexão de todo o ecossistema de saúde de um município ou estado, seja para o agendamento de consultas e exames, vacinas, prontuário eletrônico, riscos observados, direcionamento para campanhas públicas de vacinação e/ou temas de saúde, dentre muitas outras possibilidades.

“Os cinco pilares apresentados em nosso PPI são um viés importante de nossa capacidade de inovar, crescer e fortalecer nossas operações, contribuindo com nossa missão de tornar a experiência em saúde mais humana”, explica o CEO da Doctoralia, Cadu Lopes.