O mercado de medicina diagnóstica sofre com a pressão para ser mais produtivo, mas com menor remuneração. No setor de radiologia, em especial, a estafa causou, nos Estados Unidos, em 2018, a Síndrome de Burnout em 45% dos profissionais dessa área, segundo dados apresentados pelo chefe do departamento de radiologia da New York University, durante o RSNA (Congresso da Sociedade de Radiologia da América do Norte).

A implementação da inteligência artificial na área da saúde e, especificamente, no setor de radiologia tem como um dos principais objetivos facilitar o processo de obtenção de diagnósticos, dando ao radiologista um papel ainda mais relevante, com foco no cuidado do paciente e no seu papel assessor do médico especialista, garantindo uma boa compreensão dos resultados dos exames e da indicação ou não de estudos adicionais.

Analisando este cenário e buscando transformar a área da saúde por meio da inteligência artificial, além de auxiliar em diagnósticos mais rápidos e precisos, surgiu, em 2018, a Iara Health voltada no desenvolvimento de soluções de inteligência artificial com o objetivo de facilitar a vida do profissional radiologista.

Seu principal produto, a assistente virtual para médicos, que leva o nome de Iara, transcreve prontuários e laudos, além de interagir com algoritmos e sistema utilizando comandos de voz, apresentando níveis de acurácia acima de 98%. Esse é o primeiro sistema de reconhecimento de voz desenvolvido no Brasil, sem nenhuma dependência de sistemas terceiros

“Em apenas um ano de existência, conseguimos desenvolver uma ferramenta completa que se aperfeiçoa continuamente e que já possui aceitação relevante para o mercado, com mais de 100 usuários”, explica José Eduardo Venson, Co-fundador da Iara Health mestre em Ciência da Computação.

Ele explica que o software reconhecimento se adapta progressivamente à voz, sotaque, entonação da fala, propiciando maior índice de acerto quanto mais tempo se usa. Além disso, o sistema por traz da Iara é tem um contexto de acordo com as especialidades médicas, evitando erros que são identificados quando o procedimento foge das regras da especialidade. Além disso, ele faz alertas quando encontra situações críticas, alerta quanto a erro de sexo, por exemplo, para se evitar erros.

Dentre os outros projetos desenvolvidos pela empresa, destacam-se o algoritmo para cálculo da idade óssea, identificação automática de contraste em tomografias de crânio e detecção de pneumonia.

Potencial

Com apenas um ano, a Iara Health já mostrou seu potencial para o mercado e teve seu primeiro reconhecimento ao ser premiada durante a edição do RSNA Pneumonia Detection Challenge, desafio que consistiu em desenvolver uma ferramenta capaz de identificar com melhor nível de precisão a incidência de pneumonia a partir de uma radiografia de tórax, deixando para trás mais de 1,4 mil concorrentes.

“Todo desenvolvimento é local, suporta qualquer tipo de microfone, rodas em Windows e MacOS. Nosso objetivo é desenvolver a Iara e, com ela, nos tornarmos referência em Inteligência Artificial para a saúde no Brasil” enfatiza Venson.