Um grupo de companhias e instituições firmou uma parceria para auxiliar profissionais da saúde da região de Uberlândia (MG) na luta contra o novo coronavírus. As empresas integram uma iniciativa batizada de Hub de Inovação, voltado para a indústria 4.0.

O hub é composto por parceiros como o Brain (centro de inovação fundado pela Algar Telecom), BRF, Senai/Fiemg, VLI, UFU (Universidade Federal de Uberlândia), Eurobras, Granja Marileusa, Cargill e Sebrae.

Com a falta de equipamentos de proteção nos hospitais, as empresas começaram a desenvolver, com o uso de impressoras 3D, suportes das máscaras Face Shield, um equipamento de proteção individual mais seguro, com uma placa de acetato que cobre todo o rosto do profissional de saúde.

As máquinas estão sendo usadas pelos colaboradores do Senai que fazem uso do laboratório Open Maker, estrutura colaborativa do hub. Eles estão apoiando a confecção dos suportes que são fixados na placa de acetato —a estimativa é de uma demanda por cerca de 320 suportes desse tipo em Uberlândia.

Toda essa parceria veio de encontro ao grupo criado na cidade denominado “Juntos por Uberlândia”. Trata-se de uma sociedade civil organizada, por meio de empresas, entidades, poder público e comunidade que tem como objetivo arrecadar recursos para investir na compra e manutenção de equipamentos e materiais que serão doados para a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia e, posteriormente, direcionado às unidades de atendimento.