Nesta segunda-feira, 20, será lançado o Covid Radar, um coletivo que conta com organizações como Pacto Global da ONU, Serasa Experian, SAP, Amazon, Atos, Universidade de São Paulo (USP), entre outras que atuam nos mais diversos setores da economia e trabalham conjuntamente para minimizar impactos gerados pela doença e contribuir para a retomada econômica brasileira. Este coletivo está dividido em três frentes: Painel Covid Radar, Conexão Covid Radar e Saúde Covid Radar.

No Painel Covid Radar, pode ser visualizada a base completa com os dados anonimizados e informações sobre a pandemia que estão sendo disponibilizados pelos parceiros do Covid Radar para desenvolvimento de modelos e pesquisa, índices, tendências, visualizações sobre diversos aspectos da pandemia. Os usuários do Painel Covid Radar podem ser empresas, organizações acadêmicas, mídia e sociedade. A academia e os governos, por exemplo, podem visualizar a base de dados completa e simular diversas combinações. Com esses dados, é possível detalhar, por exemplo, por cidade e até por bairro como está o cenário e as movimentações, permitindo a adoção de medidas rápidas e assertivas nas mais diversas áreas atingidas.

O Conexão Covid Radar coloca em contato empresas que queiram fazer doações – equipamentos ou de matéria-prima para produzir insumos de primeira necessidade e as principais demandas de suprimentos e EPIs – e instituições que precisam de ajuda, por meio de um Market Place, nos moldes dos sites de compra e venda de produtos. Estão cadastradas nele todas as secretarias de saúde do Brasil, mais de 5 mil, que solicitam desde equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde a ventiladores pulmonares.

Já o Saúde Covid Radar servirá de base para aplicativos de monitoramento de saúde e mobilidade, com a coleta diária de informação anonimizada sobre os cidadãos, principalmente sobre sintomas e monitoramento geolocalizado para estimar a expansão do vírus. A população poderá contribuir diariamente com informações, como sintomas, por exemplo, e ajudar a mapear e conter o avanço da Covid-19 no país.

“A união de todos nesse momento faz realmente a diferença. Empresas e organizações vão doar dinheiro, dados, EPIs, serviços, entre outros ativos importantes. É gratificante ver a parceria e o trabalho em equipe, que une todos em prol de um objetivo comum. Conseguimos reunir aqui, além do Pacto Global, organizações como Ethos, Cebds e Sistema B”, afirmou Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.

“É uma grande satisfação ver organizações públicas e privadas, pesquisadores e voluntários se unindo em prol de uma causa em comum, que é ajudar a enfrentar a Covid-19. Em menos de três semanas, mais de 100 pessoas, entre CEOs, diretores, pesquisadores e outros profissionais, já tinham se mobilizado para apoiar esta iniciativa”, disse o diretor do DataLab da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

O Covid Radar já tem usuários confirmados, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que utilizarão o coletivo como fonte oficial de informações.