Não é apenas a pessoa diagnosticada com Alzheimer que sofre as consequências dessa doença que aflige cerca de 1,2 milhão de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde. A família também precisa se adaptar para cuidar do doente da melhor forma possível. Com vontade e expertise tecnológica acima da média, quatro jovens aprendizes do IAL – Instituto Alpha Lumen, de São José dos Campos (SP), desenvolveram um aplicativo para ajudar nos cuidados dos portadores da doença, o HelpAlz.

A iniciativa rendeu a participação do grupo no concurso Village to Raise a Child, promovido pela Universidade de Harvard, nos EUA. Os cinco projetos mais votados irão para Harvard apresentar o projeto e representar o país “A ferramenta permite maior acesso à informação para que os acompanhantes dos pacientes, sejam eles familiares ou especialistas, possam cuidar e auxiliar o paciente de maneira simples e eficiente”, explica Ana Paula Maciel, 16 anos, que ajudou a desenvolver o app.

Além de Ana Paula, integram o grupo Débora Augusto Gabriel, de 14 anos, Larissa Fabião da Fonseca, 15, e Thaís Cerqueira Reis Nakamura, 13 anos. Segundo elas, o aplicativo traz informações para um diagnóstico precoce, diminuindo as chances de descobrir a doença em estágios mais avançados, além de indicar e localizar os melhores profissionais, especialistas e cuidadores.

“Queremos ajudar a todas as pessoas que precisam conviver com a doença diariamente e proporcionar, tanto aos pacientes como aos cuidadores, uma melhor qualidade de vida. Existe uma necessidade cada vez maior de obter informações e apoio para o tratamento da doença, já que devido ao aumento da expectativa de vida, o Alzheimer atinge mais pessoas no mundo”, explica Ana Paula.

Ensinar pelo exemplo

O incentivo para a criação do app surgiu a partir do método de ensino diferenciado que o Instituto Alpha Lumen aplica. Na grade de aula da garotada, por exemplo, existem cursos de programação, robótica, TV, cinema, entre outros, além de uma conexão direta com profissionais especializados, além do apoio de parceiros (universidades, Institutos de pesquisa e empresários).

“O IAL trabalha para que os aprendizes se tornem lideranças com perspectivas amplas e com o conhecimento necessário para fazer a diferença em seu entorno e no mundo. Sempre incentivamos o desenvolvimento de projetos que busquem contribuir com soluções para problemas da comunidade e além. Buscamos dar suporte a diversos projetos de jovens e crianças que busquem impactar a sociedade com soluções de baixo custo e de sustentabilidade”, finaliza Nuricel Aguilera, fundadora do Instituto Alpha Lumen.

Sobre o Instituto Alpha Lumen (IAL)

O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma organização baseada em São José dos Campos (SP) que propõe um modelo adaptativo de aprendizado, e aposta na ruptura com os métodos tradicionais para estabelecer uma conexão entre diversos campos de estudo.

Com cerca de 150 inscritos para 2015, além do ensino regular para o fundamental e médio, a instituição conta com projetos desenvolvidos pelos alunos, mentores e professores como os de Técnicas de Cinema, Programação de Computadores e Robótica, e um portfólio de estudantes aceitos em Harvard, Stanford, Princeton, MIT e na Saint Petersburg University (Rússia), entre outras.

Para votar no projeto  basta acessar: https://www.wishpond.com/lp/1696760/entries/112065605.