A everis, parte do grupo NTT DATA, coordena na Espanha um projeto que auxilia no combate à obesidade infantil. A plataforma MEAL (Modifying Eating Attitudes and Actions Through Learning), com aporte de 500 mil euros, é financiada pela Comissão Europeia e incentiva a formação de professores sobre nutrição básica e educação alimentar para orientação das crianças. Trata-se de uma plataforma web que facilita o aprendizado sobre nutrição nas escolas.

A ferramenta é baseada em um modelo educacional que estimula o “aprender fazendo”. Ou seja, as crianças não só adquirem conhecimentos sobre nutrição, como também, treinam suas habilidades por meio de games, com produtos escolhidos para criar um menu mais saudável. A plataforma projetada para crianças entre 9 e 12 anos, permite que o público infantil se autoavalie e continue praticando em casa.

A iniciativa envolveu a Universidade de Valência – referência em distúrbios psicológicos e terapias para o tratamento da obesidade infantil –, além de outros três parceiros europeus: FVA di Louis Ferrini & C. da Itália, BEST Institut für Weiterbildung Berufsbezogene da Áustria e Rogaland School and Business Development Foundation da Noruega. Os docentes dos quatro países participantes concordam que o desenvolvimento desta nova plataforma facilita a transferência de conhecimento nutricional para o público infantil de forma funcional, rápida, segura e confortável de usar.

Por meio da ferramenta, o projeto MEAL oferece também uma metodologia de treinamento para professores, estudantes e profissionais de nutrição que lhes permite conceder uma educação nutricional básica às crianças.

A Comissão Para o Fim da Obesidade infantil, criada há dois anos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apresentou recentemente um relatório cujos dados são preocupantes: mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos são obesas e, se as tendências atuais persistirem, o número de lactentes e crianças que estão acima do peso vai aumentar para 70 milhões até 2025.

No Brasil, a obesidade também vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está com sobrepeso. De acordo com o último levantamento oficial feito pelo IBGE, entre 2008/2009, o excesso de peso em crianças de 5 a 9 anos de idade representa 33,5%. Entre os adolescentes, o índice fica em 20,5%. Já segundo a última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), do Ministério da Saúde, 7,3% da população infantil com idade inferior a 5 anos tem excesso de peso.

De acordo com Alexandre Grandi, executivo da everis que lidera o atendimento ao setor de saúde no Brasil , esta plataforma pode ser replicada não só em território brasileiro, como também em diversos países.

O excesso de peso já é um dos maiores problemas de saúde pública não só no Brasil como no mundo. A ferramenta MEAL é uma iniciativa extremamente importante para ajudar educadores e crianças de qualquer lugar do mundo onde o dispositivo esteja instalado para que possam aprender de forma didática e lúdica como é possível manter uma alimentação saudável, se tornando assim um agente multiplicador da informação”, conclui.

Os autores deste levantamento defendem também que os governos implementem programas que promovam o consumo de alimentos saudáveis por crianças e adolescentes.