A Hill-Rom apresentou na Hospitalar 2018 ao mercado oftalmológico uma solução para a triagem de acuidade visual. O Spot Vision Screener, equipamento desenvolvido pela Welch Allyn, surge como substituição à escala de sinais de Snellen, formato tradicional que faz o diagnóstico solicitando ao paciente a identificação de letras e símbolos. Por não depender de nenhuma cooperação do paciente, o scanner automatizado permite que esse teste seja feito inclusive em bebês a partir dos seis meses de vida.

Os cuidados oculares são indispensáveis na primeira infância pois a não detecção precoce de fatores de risco pode acarretar cegueira parcial ou total, gerando inclusive problemas de desenvolvimento e de comportamento. Estudos do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) afirmam que uma em cada cinco crianças em idade escolar tem problemas de visão. Assim, a solução oferecida pela Hill-Rom contribui para a antecipação máxima do diagnóstico, visto que o período dos seis meses até os três anos de idade é o ideal para a identificação de precursores da tão temida diminuição da acuidade visual. “O exame oftalmológico feito em crianças pelo método tradicional exige tempo e, muitas vezes, não gera o resultado esperado, já que crianças não alfabetizadas têm dificuldades em identificar as letras e os símbolos”, explica Bernardo Medrado, country manager da Hill-Rom no Brasil.

Além de ampliar a faixa etária proporcionando uma possibilidade muito mais assertiva de diagnósticos precoces, o Spot™ Vision Screener garante um exame muito mais rápido com resultados definitivos. Enquanto o teste feito pela escala de Sneller dura, em média, seis minutos, tem alta taxa de falsos positivos e pode deixar fatores de risco passarem desapercebidos, o exame pelo scanner da Hill-Rom é efetuado em apenas 20 segundos com garantia de resultados definitivos.

Foi exatamente o que apontou um estudo de caso realizado pela Hill-Rom na Palmetto Elementary School, nos Estados Unidos. Na ocasião, 537 estudantes do ensino fundamental foram submetidos ao teste de acuidade visual por meio do Spot™ Vision Screener. Todas as crianças foram examinadas em apenas cinco horas e ao término da avaliação o time obteve 100% de resultados definitivos inclusive em 19 crianças com necessidades especiais.

“Os resultados obtidos através do exame rápido ajudam especialistas em cuidados oculares a obter dados mais precisos. Além disso, contribuem para uma melhor avaliação da necessidade de exames médicos mais completos”, comenta Medrado ao mencionar as vantagens do método automatizado na busca pela saúde visual da população.

A solução da Hill-Rom é capaz de identificar seis fatores de risco. Além das condições mais conhecidas como estrabismo, miopia, hipermetropia e astigmatismo, consegue diagnosticar anisometropia (condição na qual o erro refrativo é diferente em cada um dos olhos), anisocoria (diâmetro desigual das pupilas) e a mais importante delas,      a Ambliopia (cegueira infantil).

Vantagens para o corpo clínico

Além de trabalhar pelo diagnóstico precoce e garantir resultados mais efetivos, o Spot Vision Screener também traz vantagens significativas para o corpo clínico. Bastante intuitivo e com uma tela sensível ao toque, o equipamento é portátil, leve e exige pouco treinamento. Projetada para facilitar ao máximo a rotina dos oftalmologistas, a solução também oferece wi-fi e facilidade máxima na hora de importar e exportar os registros dos pacientes. “A possibilidade de importar e exportar os dados para diversos tipos de sistemas contribui para a melhor coordenação de cuidados do paciente e, também, para a melhor gestão. A possibilidade de obtenção de relatórios com os dados da triagem auxilia na melhor orientação aos pais e na tomada de decisões relativas aos pacientes”, diz Medrado.

A triagem visual baseada em instrumento é amplamente recomendada. A Academia Americana de Pediatria, inclusive, apoia a triagem visual automatizada como alternativa ao teste de acuidade visual com gráficos por ser uma técnica mais interessante para a primeira infância.