A Fapesp -a financiadora de pesquisas do estado de São Paulo – e a IBM Brasil firmaram um acordo de cooperação para compartilhar investimentos de até US$ 500 mil, ao longo de dez anos, a serem utilizados em projetos de pesquisa científica e tecnológica na área de computação cognitiva em universidades e institutos de pesquisa. Um comitê conjunto formado por representantes da ambas conduzirá a avaliação e seleção de projetos apresentados em resposta a chamadas de propostas a serem lançadas periodicamente.

Cada chamada terá foco em temas específicos da área de computação cognitiva, como teoria e aplicações de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, planejamento e raciocínio de bom senso e análise de big data, entre outros. Poderão participar pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Mais detalhes sobre a apresentação de projetos serão divulgados em edital a ser publicado proximamente.

“A parceria para selecionarmos propostas de pesquisa a serem cofinanciadas pela IBM e Fapesp abre grandes possibilidades para a comunidade científica de São Paulo interagir com pesquisadores de uma das empresas mais avançadas em ciência e tecnologia na área de sistemas cognitivos. O Laboratório de Pesquisa da IBM em São Paulo vai contribuir para o aumento da abrangência em pesquisa desta tecnologia no Estado”, diz Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da entidade.

Para Ulisses Mello, diretor do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, o acordo consolida a missão da multinacional de incentivo e fomento para desenvolvimento da ciência e tecnologia no país, onde há cinco anos a empresa instalou seu centro local de pesquisa. “Queremos desenvolver um ecossistema de inovação em computação cognitiva no Brasil pela relevância e impacto do assunto na sociedade, tanto que os projetos selecionados estarão desprendidos de qualquer compromisso com propriedade intelectual com a IBM”, afirma.