A GE Healthcare adquiriu o Biosafe Group SA, fornecedor de sistemas integrados de bioprocessamento de células para o setor de terapia celular e medicina regenerativa,por uma quantia não revelada. A aquisição expande o ecossistema da GE Healthcare de produtos, soluções e serviços para os clientes de terapia celular.

As terapias celulares estão alterando rapidamente o cenário de assistência médica ao proporcionar tratamentos potencialmente curativos para muitas das doenças mais desafiadoras do mundo, especialmente o câncer. O mercado de terapia celular na área de oncologia deve, isoladamente, alcançar US$ 30 bilhões até 2030, com mais de 600 terapias com potencial de mudar vidas que estão em ensaios clínicos.

O grupo Biosafe, com sede na região do Lago Genebra, na Suíça, e presença global, tem um histórico de 20 anos em processamento automatizado de células,com aplicações confiáveis em bioprocessamento, medicina regenerativa e bancos de células-tronco. Seus produtos proprietários oferecem vantagens significativas sobre as ferramentas de processamento convencionais, com passagem fechada de fluidos, rastreabilidade embutida e material de consumo descartável.

Kieran Murphy, CEO do setor de Ciências da Vida da GE Healthcare, disse que “a GE está desenvolvendo um conjunto de ferramentas, tecnologias e serviços de primeira linha para terapias celulares e genéticas, e a experiência e os sistemas inovadores da Biosafe irão aprimorar ainda mais nossa oferta para os clientes. A GE e o grupo Biosafe compartilham uma visão de abordagem integrada para ajudar os clientes a otimizar cada uma das fases de seu processo para reduzir drasticamente os riscos de produção e aumentar o acesso a estes novos e extraordinários medicamentos”.

Claude Fell, fundador e presidente do Biosafe Group SA, disse que “juntamente com a GE teremos a combinação de recursos biológicos, de engenharia e capacidade industrial para ajudar a acelerar os campos da terapia e imunoterapia celulares em direção ao mercado comercial, beneficiando pacientes em todo o mundo, e tornando a medicina personalizada uma realidade”. Olivier Waridel, CEO do grupo Biosafe, que continuará na liderança da Biosafe na nova estrutura integrada da GEHC, acrescentou que “essa união com a GE Healthcare dará ao grupo Biosafe uma oportunidade incomparável de associar sua tecnologia exclusiva de processamento de células com a forte infraestrutura global da GE Healthcare, levando ao aumento de recursos para nossos clientes e aprimoramento da penetração no mercado”.

A estratégia da GE é trabalhar com o setor e com parceiros para desenvolver um ecossistema digitalmente habilitado de ferramentas, soluções e serviços completos para terapia celular destinado a acelerar a padronização, colaboração e integração que os clientes precisam para levar essas novas terapias à prática clínica convencional. A GE se associou globalmente com líderes do setor, como o Center for the Commercialization of Regenerative Medicine no Canadá, o Cell and Gene Therapy Catapult do Reino Unido, o Cell Therapy Manufacturing Cooperative Research Centre da Austrália e outros importantes centros clínicos, como o UPenn, Karolinska Institute, Memorial Sloan-Kettering e Mayo Clinic.

Em 2016, a GE anunciou mais investimentos significativos no setor de terapia celular e medicina regenerativa. Em abril, a GE Ventures e a Mayo Clinic anunciaram o lançamento da Vitruvian Networks, Inc., uma empresa de plataforma independente empenhada em acelerar o acesso às terapias celulares e genéticas através de sistemas de software avançados, prontos para a nuvem, e serviços de fabricação. Em janeiro, a GE anunciou o BridGE@CCRM Cell Therapy Centre of Excellence, um investimento conjunto com o governo canadense, de US$ 31,5 milhões, para promover novas tecnologias para a produção de terapias celulares em Toronto.