Projetado pela Verily, empresa da Google Alphabet, o novo smartwatch foi projetado através de um estudo médico de longo prazo, incluindo um conjunto muito diferente de requisitos de hardware do smartwatch padrão de mercado.

O estudo Watch também esta realizando algumas pesquisas importantes, reunindo sinais vitais para o trabalho em andamento como o Projeto de Parkinson Personalizado, que está investigando padrões na progressão da doença e identificando os blocos de construção para uma cura potencial.

O wearable também será usado para Baseline, um estudo previamente anunciado datando de 2014, que busca rastrear os sinais vitais de longo prazo de 175 indivíduos, na tentativa de construir “a imagem mais completa do que um ser humano saudável deve ser.”

O dispositivo tem foi projetado com uso de computações algorítmicas em tempo real. Também tem uma grande quantidade de multissensores para coletar dados relevantes, mais do que o dispositivo padrão de monitoramento de frequência cardíaca. Inclui, por exemplo, eletrocardiograma (ECG), frequência cardíaca, atividade eletrolítica e movimentos inerciais.

O anúncio oficial do dispositivo acontece depois de surgirem rumores sugerindo que a Apple está investindo mais seriamente na área de saúde com um projeto secreto projetado para monitorar os níveis de glicose em pacientes diabéticos.