A Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) desenvolveu, para a Secretaria Estadual da Saúde, um aplicativo de agendamento de consultas e exames em hospitais municipais. O ‘Hora Marcada’ foi lançado nesta terça-feira (16), pelo Governador João Doria.

A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, é a primeira a adotar o novo modelo de atendimento. O sistema que facilita o agendamento pelo celular será oferecido a todas as Prefeituras do Estado.

O Hora Marcada funciona como uma agenda virtual, permitindo ao usuário agendar e visualizar as datas e horários dos agendamentos de consultas e exames, bem como cancelar ou reagendar de forma simples e rápida, caso não seja possível comparecer à Unidade Básica de Saúde.

O modelo é semelhante ao usado nos postos Poupatempo, serviço que tem aprovação de quase 100% dos usuários e vem sendo citado pelo governador João Doria como exemplo a ser replicado em toda a administração estadual.

Para o presidente da Prodesp, André Arruda, a implantação de um aplicativo voltado para atender pacientes do Sistema Único Saúde é mais um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para facilitar a vida do cidadão.

“Com o aplicativo, a Prodesp e o Governo buscam garantir mais qualidade e eficiência no atendimento na rede de saúde pública. Além de permitir o agendamento de consultas e exames pelo celular, o aplicativo aproxima Governo do cidadão e torna o sistema mais eficiente”, afirma.