O que é morte súbita e o que pode causá-la? Consumir ovo faz mal à saúde? Quem tem marca-passo pode usar telefone celular? Quais são os sintomas do infarto? Qual é a quantidade adequada de exercícios físicos para uma vida saudável? Como evitar as varizes? O que fazer para perder peso?

Essas são algumas das muitas perguntas que um grupo de 23 médicos de Brasília tem respondido desde o mês de maio por meio do site Cardio DF. Em junho as páginas do site foram visitadas mais de 7.000 vezes e em pouco mais de uma semana o grupo angariou 1.000 seguidores no Facebook. A maioria dos profissionais é cardiologista, mas também há representantes da cirurgia vascular e da endocrinologia.

cardioO conteúdo inicial do site foi publicado em formato de podcast (gravações de áudio que podem ser baixadas e compartilhadas livremente com familiares e amigos). A publicação mais popular até o momento é a que trata da prevenção de morte súbita, do cardiologista Eustáquio Ferreira Neto. A partir deste mês, o site publicará vídeos semanalmente.

“Nosso objetivo é responder a dúvidas frequentemente ouvidas em consultório, além de compartilhar de modo descomplicado informações veiculadas em publicações científicas recentes”, explica o cardiologista André Wambier, membro do grupo. “Queremos nos aproximar dos pacientes, compartilhar informações seguras e oferecer orientações sobre hábitos saudáveis, qualidade de vida, diagnósticos e tratamento de doenças”, acrescenta Patricia Rueda.

Na avaliação de Lucas Cronemberger, médicos podem contribuir mais para o debate sobre assuntos de saúde fornecendo subsídios que qualifiquem o diálogo e as escolhas dos pacientes. “Infelizmente há na internet informações equivocadas, desatualizadas, sem lastro científico e de origem desconhecida. Nossa contribuição busca seguir em direção oposta. A resposta tem sido muito positiva”, afirma.

Os integrantes do grupo Cardio DF são os médicos Alexandre Lenzi, André Medina Gomes, André Wambier, Benhur Davi Henz, Bernardo Carneiro Leão, Deborah Fernandes, Eustáquio Ferreira Neto, Fábio de Morais Medeiros, Heleno Rayol dos Reis, Henrique Branisso, Ivan Penna, João Poeys Junior, Jairo Gomes Ribeiro Junior, Lucas Cronemberger, Marcia Introcaso, Marco Antônio Passos, Mariana Gomes de Almeida, Patricia Rueda, Paulo Cardoso, Tatiana de Araújo Wambier, Thiago Rogério Pereira, Vinicius Pena Cária e Yara Santos Aguiar.