Com 9 mil colaboradores, 11 hospitais próprios, 14 prontos-socorros, 8 maternidades e 59 centros clínicos, sendo 9 exclusivamente de Medicina Preventiva, o Grupo NotreDame Intermédica,com 48 anos de história, fez a transição entre uma administração familiar para um novo modelo de negócios. Para isso, foi realizado um trabalho de desenvolvimento organizacional com lideranças e colaboradores nas seis cidades onde a empresa está presente.

O projeto de 18 meses está sendo desenvolvido em parceria com a consultoria brasileira reconhecida por seu trabalho estratégico com a alta liderança de grandes companhias, e já apresenta resultados positivos, como a melhora do ambiente de trabalho e, por consequência, a realização do seu plano estratégico e suas metas.“Nós estamos trabalhando muito, mas todos estão tão motivados que esta alta carga não é motivo de reclamação”, conta a diretora de Recursos Humanos do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Eliana Maria Vieira. “Com o auxílio da People, estamos realizando um trabalho gigantesco de desenvolvimento organizacional e engajamento. Uma verdadeira mudança na cultura da nossa empresa”, explica a diretora.

As mudanças começaram quando a NotreDame Intermédica foi adquirida pela empresa americana de privateequity Bain Capital. Em julho de 2014, Irlau Machado Filho, ex-executivo do AC Camargo Cancer Center – Hospital AC Camargo, foi anunciado como novo CEO do Grupo. Machado é apontado como um dos responsáveis por colocar o AC Camargo em sua atual posição de referência brasileira na pesquisa e tratamento do câncer. Com o objetivo de deixar a gestão do GNDI mais transparente e melhorar o clima organizacional, o CEO contratou a People+Strategy, com quem já trabalhava na sua antiga instituição, para realizar um profundo trabalho de mudança na organização.

No Grupo NotreDame Intermédica, está sendo realizado um programa de desenvolvimento de líderes, (em 10 módulos) que trabalha especificamente as competências necessárias para uma boa gestão. Como resultado, os gestores adotaram uma postura de serem e estarem mais comprometidos com os resultados da sua área. Foram desenvolvidos dashboards para cada equipe e os colaboradores passaram a interagir mais e receber feedbacks constantes de suas lideranças, tornando, assim, toda a gestão mais transparente.

Foi desenvolvido, também, um extenso trabalho de endomarketing, com o intuito de reforçar o sentimento de pertencimento dentro da organização. Segundo a diretora de RH, nesse período foram realizadas duas pesquisas internas que atestam a melhoria do clima organizacional.

“Conseguimos um resultado além do esperado: hoje somos o player da área de saúde que está fora da curva. Estamos em franco crescimento e devemos isso também ao excelente trabalho realizado com nossos colaboradores”, explica Eliana Vieira. Para a diretora de RH, o trabalho da People+Strategy foi crucial: “A People é uma consultoria formada por profissionais que já tiveram uma carreira dentro das empresas, por isso, eles têm o know-how e sabem trabalhar exatamente as necessidades de cada organização. Eles não chegam com um pacote pronto, eles estudam o ambiente e apresentam soluções altamente personalizadas.”

Sobre o Grupo NotreDame Intermédica

O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) possui 48 anos de atuação na área da saúde e é representado pelas Unidades de Negócio NotreDame Intermédica Saúde, Interodonto Sistema de Saúde Odontológica e RH Vida Saúde Ocupacional. A estrutura de atendimento do Grupo NotreDame Intermédica é composta por ampla Rede Própria e credenciada de Centros Clínicos, hospitais, prontos-socorros e maternidades, dentistas e clínicas odontológicas presentes em todo o País. Além disso, assessora e gerencia, em tempo real, a medicina ocupacional e a segurança do trabalho de centenas de empresas.

A companhia é pioneira em Medicina Preventiva e, por meio de programas estruturados, trabalha para oferecer saúde integral com acolhimento aos seus mais de 3,5 milhões de beneficiários, além de proporcionar qualidade de vida e bem-estar e incentivar a adoção de hábitos saudáveis em cada etapa do atendimento.

O Grupo está estruturado, hoje, com 9 mil colaboradores, 59 Centros Clínicos, 9 Unidades de Medicina Preventiva (Qualivida), 11 hospitais, 8 maternidades integradas e 14 prontos-socorros, todos próprios, localizados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ampla rede credenciada. Possui filiais nas cidades de Campinas, Jundiaí, Santos e Sorocaba.

Em 2014, o grupo de investimentos norte-americano Bain Capital assumiu o controle acionário do Grupo Notre Dame Intermédica e implantou um novo modelo de gestão, focado em proporcionar mais investimentos, inovação e tecnologia.